O Dia Mundial do Canhoto é comemorado anualmente no dia 13 de agosto. A data é marcada também pelo nascimento de pessoas importantes, como o cineasta britânico Alfred Hitchcock (1899), o político cubano Fidel Castro (1926) e o compositor brasileiro Beto Guedes (1951). O dia também ficou conhecido pela perda de grandes nomes como o músico Jacob do Bandolim (1969), o ator Francisco Milani e os políticos Miguel Arraes (2005) e, mais recentemente, Eduardo Campo (2014).
Na mitologia grega, o 13 de agosto é o Dia de Hécate, deusa da bruxaria. Em Portugal, é comemorado o dia da Peregrinação Internacional do Migrante no Santuário de Fátima. Porém, o 13 de agosto ficou mesmo conhecido como o Dia Internacional do Canhoto.
Com maior habilidade na mão esquerda, eles são hoje cerca de 12% da população mundial. O baixo percentual lhes confere algumas dificuldades num mundo em que tudo é pensado para a comodidade e o bem-estar de pessoas destras. Desde as carteiras das escolas, especificamente feitas para o apoio do braço direito, até o posicionamento dos mouses e das maçanetas das portas, o formato do abridor de latas e das tesouras, tudo foi planejado para ser usado com a mão direita.
Como forma de conscientizar a população acerca dessas e de tantas outras dificuldades, o dia 13 de agosto se tornou, em 1996, o Dia Mundial dos Canhotos. E para comemorar este dia tão especial, separamos algumas curiosidades sobre os canhotos.
Por que alguém nasce canhoto?
De acordo com a ciência, que ainda não tem muita certeza, o motivo que leva uma pessoa a ser canhota seria uma combinação entre uma predisposição genética e o ambiente em que a criança se desenvolve. Isso porque, apesar de não haver o 'gene da mão esquerda', normalmente canhotos têm mais membros da família que também sejam canhotos. Por isso, a probabilidade de ser canhoto é maior entre gêmeos.
Como funciona o cérebro de um canhoto?
Diferentemente do cérebro de uma pessoa destra, o do canhoto funciona com diferentes ligações cerebrais. É sabido que o cérebro humano é dividido em dois hemisférios e que a maioria das pessoas, destras e canhotas, usa o hemisfério esquerdo para tarefas como se comunicar. No entanto, 30% dos canhotos são ou parciais para o hemisfério direito ou não têm um hemisfério dominante.
Segundo cientistas, ter um hemisfério dominante é muito mais eficiente, e por isso alguns canhotos correm um risco maior de desenvolver deficiências de aprendizagem e distúrbios cerebrais. Uma pesquisa publicada em 2010 na Revista Pediatrics identificou uma maior incidência de dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), além de certos transtornos de humor em pessoas canhotas.
Ainda no útero, eles são expostos a um maior nível de testosterona, o que explica uma maior suscetibilidade a doenças imunológicas. Estatisticamente, mulheres acima dos 40 anos têm 128% mais chances de ter filhos canhotos.
Destaque para os canhotos:
Você sabia que quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos? Estatísticas mostram que essas pessoas se destacam mais em esportes como esgrima, tênis, natação e beisebol.
Também são considerados ótimos em matemática e possuem habilidades criativas mais acentuadas. Sua maior incidência está entre pessoas com o QI acima de 131 (pessoas consideradas superdotadas). O QI médio das pessoas está entre 90 e 109.
Os famosos intelectuais canhotos incluem Albert Einstein, Isaac Newton, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
Canhotos e a sexualidade
Homens são mais propensos a ser canhotos que as mulheres. Os homossexuais são mais propensos ainda!
Leia também
Carlos Alberto de Nóbrega tem filhos e netos com quase a mesma idade