Um vídeo na internet que questiona o preconceito de idade tem chamado a atenção, principalmente de pessoas com mais de 50 anos. Era noite de 18 de abril na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A quem passava pelo calçadão, vinha um convite: um painel com a inscrição “vença-nos e pagaremos uma bebida para você”. Atrás da tela, estava a silhueta de duas mulheres apontando para o texto.

Quem aceitava o desafio entrava, em dupla, em uma quadra de vôlei de praia. Do outro lado da rede estavam duas pessoas com os corpos cobertos por um tecido que brilha no escuro. Era impossível saber mais sobre elas, a não ser que eram mulheres e estavam fisicamente em forma. Os competidores tinham seus corpos pintados com tinta fosforescente e a partida começava.

A dupla misteriosa venceu uma, duas rodadas. E o vídeo revela suas identidades: são duas mulheres com mais de 50 anos, para espanto dos desafiantes. Carla Cury, 56 anos, e Vania Verneck, 53 anos, são as protagonistas da campanha “Mystery Voleyball”, feito pela agência suíça Saatchi & Saatchi para o medicamento Voltaren (Cataflan Pro).

Segundo a agência, um dos cuidados na seleção das protagonistas da peça foi escolher mulheres que, de fato, jogassem vôlei muito bem e que usassem o medicamento para as dores que sentem. Carla e Vania praticam o esporte há mais de 40 anos. Um dos objetivos era questionar o preconceito de idade de forma inusitada.

O diretor criativo da agência, Jan Teulingkx, declarou que a proposta foi provar que a alegria do movimento não tem idade. “Criamos o ambiente mais jovial possível, voleibol de praia – um dos mais novos esportes olímpicos, na praia de Copacabana, com música alta, luzes de néon e pintura fosforescente. Quando você as vê se movendo, sabe que a velhice é uma coisa do passado”, afirmou.

Compartilhe com seus amigos