“Quanto mais, melhor” é o lema de boa parte das pessoas no início da vida sexual. Quantidade costuma importar, assim como fazer malabarismos para conhecer uma infinidade de posições sexuais que podem ser prazerosas para o casal.

Mas, com a idade, a máxima passa a ser apenas uma: qualidade. Pouco adianta diversas relações na mesma noite se elas não forem fonte de satisfação. E consegui-la passa por diversos pontos, começando pelas preliminares.

“Normalmente, com o avançar da idade, é preciso ter mais estímulos para iniciar as fases de excitação e desejo. É importante que a pessoa aumente esses estímulos e se conheça bem para manter o que gosta”. A citação é da psicóloga Priscila Junqueira, especialista em sexologia pela USP (Universidade de São Paulo).

Embora, após os 50 anos de idade, muitos tenham mais disposição do que os jovens, há quem prefira as posições sexuais mais confortáveis. Priscila recomenda que, em caso de dor ou limitação, a dupla escolha a posição que os deixe mais à vontade. Isso porque, dependendo dos estímulos do casal, a posição trará mais prazer.

A sexóloga esclarece que o importante é conhecer a si mesmo, não importa a escolha. “Uma pessoa que se conhece tanto emocionalmente quanto corporalmente terá uma saúde sexual mais adequada".

Um casal idoso deitado na cama e sorrindo. Imagem para ilustrar a matéria sobre posições sexuaisCrédito: Robert Kneschke/Shutterstock

Conheça três posições sexuais que podem combinar conforto e prazer

1. Papai e mamãe

Apartir de pequenas variações com o corpo, essa posição clássica pode oferecer novas sensações. Um exemplo é colocar almofadas para elevar o quadril da parceira, o que permite uma penetração mais profunda.

Outra variação consiste em ela apertar as pernas após a penetração. Para impulsionar os movimentos, ele irá apoiar mãos e cotovelos ao lado do corpo da parceira. Os dois terão sensações diferentes.

2. De ladinho

Deitados em conchinha e abraçados, a mulher deve puxar a perna de cima do parceiro para entre as suas. Depois, pressionar o bumbum contra o parceiro, após a penetração.

3. Sexo oral

Não há lugar para timidez no sexo oral. E, se um dos parceiros não conseguir evitar de ficar um pouco envergonhado, não faz mal comunicar. Quanto mais naturalidade, mais intimidade e prazer.

Explorar fantasias sexuais também é uma alternativa

Além das posições sexuais, a exploração de fantasias sexuais pode ser uma maneira de aumentar o conforto e o prazer durante a relação. Conversar abertamente sobre desejos e fantasias pode fortalecer a intimidade e trazer novas experiências excitantes. 

Explorar fantasias sexuais tem relação direta com conversa, liberdade, respeito dos limites e o consentimento mútuo.

Uso de acessórios e brinquedos eróticos

A inclusão de acessórios e brinquedos eróticos pode adicionar variedade e prazer às relações sexuais. O uso de diferentes tipos de brinquedos, como vibradores e anéis penianos, podem potencializar a relação sexual. 

Mas é importante destacar que a relação precisa ter segurança e conforto. Para isso:

  • Escolha um material seguro: opte por brinquedos feitos de materiais seguros e não porosos, como silicone médico, aço inoxidável ou vidro temperado. Esses materiais não provocam alergia e são fáceis de higienizar.
  • Mantenha a higienização adequada: limpe os brinquedos antes e depois de cada uso com água morna e sabão neutro. Ou mesmo com um limpador específico para brinquedos sexuais. Isso ajuda a evitar infecções e a manter os itens em boas condições.
  • Use lubrificantes: utilize lubrificantes à base de água ou silicone para aumentar o conforto e prevenir irritações. Evite lubrificantes à base de óleo com brinquedos de silicone, pois podem danificar o material.
  • Pratique de forma gradual: comece devagar, especialmente se você ou seu parceiro forem novos no uso de acessórios eróticos. Gradualmente, explore diferentes tipos e tamanhos conforme ambos se sintam mais confortáveis.
  • Converse sobre consentimento: antes de introduzir qualquer brinquedo, converse abertamente com seu parceiro sobre suas preferências e limites. Certifique-se de que ambos estão de acordo e confortáveis com o uso dos acessórios.
  • Respeite os limites: sempre respeite os limites estabelecidos. Se um dos parceiros não se sentir confortável, pare de usar o brinquedo e conversem sobre como melhorar a experiência.
  • Armazene de maneira propriada: guarde os brinquedos em um local limpo e seco, separados de outros itens para evitar danos e contaminação cruzada. Alguns brinquedos vêm com bolsas de armazenamento próprias para esse fim.

É importante criar um ambiente relaxante e confortável pode melhorar de forma significativa a experiência sexual. Ajuste o ambiente, como iluminação suave, música romântica, e o uso de aromas agradáveis. Preparar o cenário com cuidado pode aumentar a excitação e proporcionar um clima mais íntimo e relaxante para o casal.


Precisa de uma segunda opinião médica, novo diagnóstico ou ajuda em protocolos de tratamento de doença grave? Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios.

Leia também:

Sexo na velhice ajuda a manter o cérebro saudável, segundo pesquisa

Sexo: tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha a quem perguntar

Sexo após os 50 anos: 8 motivos que tornam o ato muito mais prazeroso

Compartilhe com seus amigos