Você tem dificuldade em lembrar senhas? Se sim, saiba que você não está sozinho(a) e que esse transtorno pode sim ser evitado. É que pensando em ajudar quem perde esses dados com frequência, foram criados os aplicativos de gerenciamento de senhas. Preparamos uma seleção com alguns deles para você escolher e testar. Confira!

via GIPHY

Dificuldade em lembrar senhas pode trazer grandes transtornos

É fato: o uso cada vez mais intenso de múltiplas plataformas na internet faz com que os usuários tenham que cadastrar inúmeros logins e senhas para acesso. Pesquisa feita pela empresa F-Secure com seus usuários, apontou que 58% têm no mínimo 20 contas em diferentes serviços na web.

Aquelas que usamos com mais frequência até podem ser mais fáceis de lembrar. Mas quando chega a vez de acessar algo cujo uso não é diário, é comum esquecer os dados utilizados no momento do cadastro, não é mesmo?

Na maioria das vezes, conseguimos recuperar as senhas após percorrer alguns processos burocráticos. Mas há casos em que a situação pode se complicar.

Recentemente, ganhou as páginas dos jornais o caso de um programador alemão que perdeu a senha de acesso de uma conta com suas criptomoedas. Ele tem apenas mais duas chances para tentar acessar a conta sem errar a senha. Caso erre, vai perder uma fortuna avaliada em R$ 1,28 bilhão. Um baita prejuízo que coloca em risco a longevidade financeira, né?

Aplicativos são ótimas opções para te ajudar a lembrar senhas | Foto: avebreakmedia/Shutterstock

Por que usar aplicativos de gerenciamento de senhas

Além de te ajudar a lembrar senhas, os aplicativos de gerenciamento de senhas trazem dois grandes benefícios: a praticidade e a segurança. Veja como:

Praticidade

No aplicativo você poderá cadastrar todas as suas senhas, reunindo todas em um só lugar. Depois, poderá ter acesso a elas usando apenas uma chave, que você pode memorizar e/ou anotar em um lugar seguro.

Além disso, a maioria dos aplicativos oferece a possibilidade de preencher automaticamente suas senhas nas plataformas.

Segurança

Outro benefício dos aplicativos de gerenciamento de senhas é a segurança. É que neles os seus dados ficam protegidos por criptografia. De maneira simplificada, isso significa que seus dados só poderão ser lidos no formato original se forem acessados com uma chave específica.

Alguns aplicativos também oferecer a geração automática de senhas para você, usando combinações mais seguras do que as que fazemos naturalmente.


3 aplicativos que te ajudam a gerenciar senhas

  • Last Pass

O aplicativo Last Pass permite que você adicione um número ilimitado de senhas no seu “cofre”. Para ter acesso a elas, bastará cadastrar uma senha “mestra”. Na versão mais básica, o acesso ao aplicativo é gratuito. Porém, se quiser mais funcionalidades, os preços variam de U$ 3 a U$ 8 por mês.


  • Dashlane

Com esse aplicativo você poderá salvar seus logins e senhas enquanto navega na internet. O Dashlane oferece sincronização dos dados com celulares que usam sistema Android ou iOS. Na versão gratuita, você pode cadastrar até 50 senhas. Também há versão premium por U$ 3,33/mês ou a versão família, ao custo de U$ 4,99/mês.


  • NordPass

O NordPass permite que você sincronize suas senhas no próprio navegador de internet. O aplicativo também preenche seus dados automaticamente em site nos quais você já tenha logado anteriormente. A versão mais acessível do aplicativo custa U$ 2,49 mensais para o plano de dois anos.


Ao proteger sua senhas, você também está protegendo seu capital. Esta é uma das bases da Longevidade Financeira. Quer saber quais são as outras? Então, baixe agora grátis nosso e-book sobre o assunto. 


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: