Com a crise do novo coronavírus que já dura mais de um ano, a transformação digital passou a ser a tábua de salvação de muitas empresas, na tentativa desesperada de manter os ganhos e não fechar as portas. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75 mil negócios encerraram suas atividades em 2020, sendo que 98,8% delas eram de pequeno e médio porte.
Com o caminho da transformação digital se tornando cada vez mais evidente e preciso, milhares de empresas em todo o mundo trataram de digitalizar seus negócios e se lançar no ambiente virtual. Em outras palavras, se Maomé não vai à montanha, é preciso que a montanha vá até Maomé.
Contudo, nessa correria, muitos empresários acreditaram que utilizar serviços nas nuvens seria suficiente para tornar seu negócio digital. Engana-se profundamente quem pensa que o caminho é tão simples assim.
Veja abaixo o que é preciso para você promover a transformação digital da sua empresa e resistir aos impactos na pandemia.
7 passos para promover a transformação digital da sua empresa
Entender o funcionamento do seu negócio
O primeiro passo é entender como a sua empresa funciona e o que ela realmente tem a oferecer. É importante construir um modelo de negócios analisando todos os processos e fatores.
Esse passo ajudará a identificar quais ferramentas e dispositivos tecnológicos serão necessários para atender às demandas da empresa e dos clientes.
Entender os desejos e as dores dos seus clientes
Agora é a hora de entender quais pessoas poderão ser atendidas por sua empresa, identificar o seu público-alvo. E, a partir de então, conhecê-lo, estudá-lo, para entender o que ele realmente precisa e como sua empresa poderá oferecer a melhor experiência de consumo.
Nesse processo, algumas perguntas precisam ser feitas, como o que seu consumidor precisa, por que ele precisa dessa solução, onde ele a busca e como ele deseja adquiri-la.
Identificar as oportunidades do mercado
Logicamente, não é preciso se manter fixo a uma ideia original pelo resto da vida, principalmente se os negócios não andam lá muito bem. Pesquisar o mercado para identificar oportunidades presentes e futuras é uma arte e precisa ser praticada diariamente.
Uma vez identificadas, avalie de que forma sua empresa pode navegar naquele oceano azul que se abre à frente, quais investimentos serão necessários e se todo esse esforço valerá a pena.
Antes de promover a transformação digital da sua empresa, desenvolva uma estratégia que defina quais serão os próximos passos Foto: mrmohock / Shutterstock.
Construir uma boa estratégia digital
Tendo em mãos as informações sobre o seu potencial cliente e as possibilidades oferecidas pela sua empresa para atendê-lo, é hora de traçar metas e objetivos que vão ajudá-lo a desenvolver uma estratégia que defina quais serão os próximos passos.
É importante criar uma cultura digital na sua empresa, para que todos os processos e soluções passem a ser pensados e desenvolvidos com essa pegada, sem deixar de lado o foco na rentabilidade e na sustentabilidade econômica.
Assumir os riscos
Inovar é o caminho, e isso na maioria das vezes significa correr riscos. E para que as decisões arriscadas sejam cada vez mais acertadas, é preciso que, ao contrário do que acontece nos modelos tradicionais de empresas, a gestão esteja cada vez mais próxima dos funcionários e dos clientes.
Reunir pessoas de diferentes formações e idades também ajuda a ter uma visão mais interdisciplinar, ampla e precisa dos processos e a encontrar as soluções necessárias.
Investir no treinamento e na capacitação dos colaboradores
Invista na formação de profissionais que já conheçam o seu negócio, principalmente em áreas que não dão muita margem ao erro. Trazer uma pessoa de fora com bastante experiência é muito bom e pode até dar um gás na equipe. Mas nada como um funcionário se sentindo valorizado pela empresa. Este será capaz de dar o melhor de si por acreditar nos propósitos da companhia na qual trabalha e abraçar suas causas.
Melhorar a experiência dos clientes
São os detalhes que vão fazer toda a diferença na experiência de compra do seu cliente. Antecipe-se às necessidades dele e adapte-se para atendê-lo cada vez mais e melhor. E um cliente satisfeito tem um potencial incrível de reforçar a visão positiva que o mercado tem sobre a sua empresa.
Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!
Leia também:
Dificuldade em lembrar todas as senhas? Veja 3 apps que te ajudam a gerenciar
Inclusão digital acelera na quarentena: Google registra aumento de buscas
Alerta: vender na web rende uma grana extra, mas cuidado para não cair em roubadas