Até dezembro, nada menos do que seis feriados nacionais vão coincidir com sextas e segundas-feiras, ou seja, é motivo de sobra para aproveitar o fim de semana prolongado e pegar a estrada com os amigos.

Apesar de tudo sinalizar um passeio perfeito, a verdade é que nem sempre a teoria bate com a prática. Sim, tretas acontecem, mesmo nos melhores grupos. Seja por causa de grana ou pela convivência intensa nos dias de folga, vez ou outra a atmosfera fica tensa.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


 Pensando em evitar o clima ruim, conversamos com especialistas e viajantes, que dão dicas e compartilham experiências para que as viagens sejam só diversão e alegria.

Defina o roteiro em conjunto

Cada pessoa tem suas individualidades e gostos próprios. Portanto, é até normal surgirem interesses diferentes em relação aos programas realizados durante a viagem coletiva. "Para que isso não se torne um problema, reúna o grupo previamente, para que cada um diga o que espera da viagem, os locais que gostaria de visitar, horários que costuma descansar e o que gosta de fazer", sugere Ester Gomes, consultora e treinadora de desenvolvimento humano.

Conheça os pontos fortes de cada um

É interessante entender as qualidades dos parceiros de viagem e aproveitar as vantagens que cada habilidade traz ao grupo. "Se um é ótimo em fazer roteiro e outro arrasa nas negociações, o melhor é cada um usar os próprios talentos. Todos saem ganhando", argumenta Vivian Wolff, coach e facilitadora de meditação mindfulness.

Nomeie um responsável

Mesmo com a divisão de tarefas, de acordo com habilidades individuais, vale incumbir alguém para supervisionar todo o planejamento, checando se a hospedagem está confirmada, a alimentação programada etc. "Se alguém esquecer de realizar a tarefa para a qual foi designado, toda a viagem será prejudicada. Assim, é importante ter um responsável", defende Ester.

Mantenha espírito de equipe

Como lembra Vivian, ninguém gosta de se sentir menosprezado ou explorado, muito menos em uma viagem com amigos. Assim, certifique-se de que todos estão contribuindo para o andamento da viagem de forma equilibrada, com divisão de tarefas adequadas, e que a turma inteira esteja consciente de que a atitude de um reflete no todo.

Vá com a mente aberta

Quando se viaja em grupo, é normal haver diferentes perfis numa mesma turma: tem os que preferem acordar cedo e curtir o máximo; outros dormem mais e preferem um ritmo mais relaxado, só para citar um exemplo básico. Neste contexto, é importante entender o estilo de cada um e se adaptar – mas sem desrespeitar as próprias vontades. "Uma viagem com amigos é legal pela curtição passada juntos. Ter flexibilidade e mente aberta são boas habilidades nestas ocasiões", afirma a coach.

Tenha bastante paciência

Não seja aquela pessoa exigente demais quando viaja em grupo, muito menos a que não está nem aí para os demais. "Por mais organizado que seja, nem tudo dá certo ou funciona, porque as pessoas têm hábitos diferentes: um gosta de sair bastante, outro prefere ficar até mais tarde na cama, um come mais, outro come pouco. Então é preciso ter paciência e ser razoável com essas diferenças", opina Ana Voltarelli, 27 anos, engenheira, acostumada a viajar com amigos.

Programe o que der para evitar estresse

A empreendedora Nicole Amador, 29 anos, outra que gosta de aproveitar viagens com colegas, prefere deixar todas as reservas fechadas previamente, para garantir que não role estresse na hora H, por falta de hospedagem, vagas em passeios ou transporte, por exemplo, sobretudo se o destino for algum lugar remoto. Segundo ela, tais atitudes garantem que tudo flua bem.

Viaje com quem tem afinidade

Parece óbvio, mas sempre bom reforçar que pessoas que pensam de forma parecida e têm as mesmas expectativas certamente vão ter uma viagem muito mais tranquila do que um grupo com diferentes perfis. "Quando você conhece bem os amigos, já sabe o que esperar, como vão se comportar, os limites e como as coisas vão funcionar. E tem liberdade para falar quando não quer fazer algo. Isso torna a viagem muito mais agradável e faz tudo dar certo", opina a engenheira.

feriados

Crédito: Dean Drobot/Shutterstock 

Lide com as diferenças na hora

Resolva os desalinhamentos que eventualmente surgirem, antes que fiquem grandes demais. "Quando os hábitos, comentários ou comportamentos de seus companheiros começarem a incomodar, fale o que está sentindo. Deixar o incômodo acumular apenas faz as situações piorarem e pode estragar a viagem", afirma Vivian.

Tire um tempo para você

E, apesar de ser uma viagem em grupo, nada impede de reservar um tempo pessoal. Aliás, isto é até recomendado. Caso queira visitar um lugar sozinho, ficar estirado na rede lendo um livro ou dormir no meio da tarde enquanto os outros passeiam, vá em frente! Tais atitudes renovam a energia pessoal e te transformam em alguém melhor para conviver.

Contas organizadas para fugir das tretas

O melhor jeito de organizar as finanças é dividir tudo em partes iguais do planejamento ao fim da viagem. Nem sempre isto dá certo, é claro. Para Ester, é até difícil um grupo gastar o mesmo valor. "Mas estipular um valor aproximado, que inclua alimentação e até eventuais emergências, é um bom caminho para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta", sugere.

"Caixinha" para gastos coletivos

Dica boa: antes ou durante a viagem, junte os amigos e façam uma caixinha de dinheiro, com depósitos diários ou sempre que necessários, para cobrir despesas que envolvam todo o grupo. "Serve para a hora de pegar um táxi ou comprar ingresso para algum lugar que todo mundo vai. Não precisa ficar pegando dinheiro de cada pessoa ou um pagar para o outro e, depois, fazerem acertos. É só pegar o dinheiro economizado e pronto", compartilha Nicole, sobre a tática que adotou na viagem com amigos.

Feriados prolongados em 2020: programe-se!

  • 10 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho
  • 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (segunda-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
  • 2 de novembro (segunda-feira): Finados
  • 25 de dezembro (sexta-feira): Natal

 

Além disso, em mais de mil municípios brasileiros, 20 de novembro, uma sexta-feira, é feriado referente ao Dia da Consciência Negra.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: