Quem disse que beleza não se põe à mesa? “Bons hábitos começam pelo prato”, afirma Monica Batista, especialista em biomedicina estética. Na lista dos alimentos que fazem bem à pele estão açafrão, aveia, cavalinha, cenoura, gengibre, limão e quinoa. Mas a especilista lembra que estes devem ser complementares numa dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais provenientes de frutas e vegetais.
“Somos o que comemos, então a pele responde de acordo com os nutrientes contidos na alimentação e na sua absorção no organismo”, diz. Ela ressalta que após os 50 anos é preciso restringir – não necessariamente eliminar – o consumo de carboidratos refinados, como açúcar e farinha, que favorecem a formação de radicais livres e estão associados a doenças cardiovasculares e diabetes.
“Uma dieta equilibrada, de preferência rica em alimentos coloridos, ajuda a varrer esses invasores, promovendo saúde e reduzindo o envelhecimento precoce”, observa. “Assim como uma rotina de cuidados com a pele, como aplicar filtro solar mais de uma vez por dia, retirar maquiagem antes de dormir, usar dermocosméticos à base de antioxidantes e água termal para hidratá-la.”
Além de ganhar saúde, uma alimentação equilibrada vai te ajudar a ter mais longevidade financeira. Afinal, quem tem menos problemas de saúde também necessita gastar menos com remédios ou atendimentos médicos. Portanto, confira as dicas a seguir, que fazem bem para a pele e para o bolso!
Conheça 7 alimentos que fazem bem à pele:
- AÇAFRÃO
Crédito: Yuliia Holovchenko/Shutterstock
Também conhecido como cúrcuma, essa especiaria é uma forte aliada na produção de colágeno (proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele). Tem propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Na forma de máscara, ameniza olheiras e rugas ao redor dos olhos, diminui a vermelhidão (rosáceas), elimina impurezas e reduz as acnes.
Como consumir: no tempero.
Receita estética: máscara caseira de açafrão
- 1 colher de sopa de açafrão
- 1 colher de sopa rasa de mel
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
Misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Aplique na pele, deixe agir por 15 minutos e retire com água. Pode ser usado de uma a duas vezes por semana; em casos mais severos, até três vezes.
- AVEIA Crédito: Vladislav Noseek/Shutterstock
A aveia também está entre os alimentos que fazem bem à pele. O cereal é um alimento protetor da pele, graças aos seus componentes. São eles os ácidos avênico, salicílico e pantotênico, beta-glucanos, silício, vitaminas B1 e B2 e sua alta concentração de aminoácidos. A aveia proporciona um bom funcionamento do intestino e estimula a produção de colágeno. Além disso, aumenta a hidratação e a maciez da epiderme.
Como consumir: como farinha e adicionada a porções de frutas e sucos.
Receita estética: Esfoliante natural de aveia
- 1 colher de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de sopa de água de arroz
Misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique na pele, deixe agir por 20 minutos e retire com água normal. Pode ser usado duas vezes na semana.
- CAVALINHA
Crédito: Okcamera/Shutterstock
Conhecida por seu poder emagrecedor, essa planta medicinal tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antisséptica. Também está na lista dos alimentos que fazem bem à pele porque tem ação adstringente. A cavalinha auxilia na redução da oleosidade, combatendo e evitando o aparecimento de espinhas. Também pode ser aplicada em erupções cutâneas causadas por roupas e outras alergias.
Como consumir: chás ou infusão fria embebida em algodão na pele.
- CENOURA
Crédito: 5SecondStudio/Shutterstock
A maioria dos benefícios dessa raiz pode ser atribuída às fibras e ao poder antioxidante. Ela protege as células sadias do organismo contra os radicais livres (moléculas que estimulam o envelhecimento) do betacaroteno. Este também é responsável por ajudar a manter o bronzeado. Além disso, a cenoura é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro do organismo).
Como consumir: em saladas ou em sucos.
- GENGIBRE
Crédito: Pilipphoto/Shutterstock
Por ser um termogênico natural (tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura) e ter compostos antioxidantes, essa raiz auxilia tanto na tonificação quanto na proteção da pele contra o envelhecimento. Como é um poderoso antisséptico e agente de limpeza, ajuda também a mantê-la limpa e livre de acnes e manchas.
Como consumir: cápsulas, chás sem açúcar e no suco verde.
- LIMÃO
Crédito: Viktory Panchenko/Shutterstock
Apesar de rico em antioxidantes e ajudar no combate de radicais livres, não é recomendável aplicá-lo na pele. Melhor é ingerir o suco, que, além de atuar na imunidade do corpo, em função da vitamina C, tem propriedade diurética e forte poder desintoxicante e muita vitamina C. No entanto, “pessoas que tomam suco de limão todos os dias pela manhã, em geral, têm desgastes perceptíveis nos dentes depois de alguns anos”, alerta o dentista Guilherme Puppin.
Como consumir: tempero de saladas, sucos e picolés.
- QUINOA
Crédito: Elena Schweitzer/Shutterstock
Este ingrediente culinário é rico em vitaminas do complexo B, E, ferro, magnésio e é composto por todos os aminoácidos essenciais (que garantem sua boa fama como alimento proteico). Os benefícios para a saúde da nossa pele vêm também do seu óleo, que tem ação antioxidante e nutritiva, evitando, com isso, o aparecimento de estrias e flacidez.
Como consumir: em receitas culinárias e em forma de óleo para a pele.
Leia também:
Veja o que não pode faltar na alimentação depois dos 50 anos
Conheça os benefícios nutricionais da flor de capuchinha