Uma doença que mata 300 mil brasileiros por ano, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos merece uma atenção especial das autoridades e da população como um todo. Não à toa, no dia de hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, data que, segundo as autoridades de saúde, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para sua prevenção.

Mas o que é Hipertensão Arterial? O sangue, ao seu bombeado pelo coração, exerce uma força nas paredes das artérias. Quando essa força está aumentada, as artérias oferecem certa resistência para a passagem do sangue. Essa resistência é denominada Hipertensão Arterial. Em uma linguagem mais técnica, ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Essa variação de pressão é mais comum entre os idosos, atingindo mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos de idade, e 30% da população adulta brasileira. Entre crianças e adolescentes, esse percentual chega a 5% no Brasil.

Inimiga silenciosa, ela chega sem fazer alarde, na maioria das vezes sem causar sintomas específicos nos pacientes. As manifestações mais comuns são dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz, sintomas que podem ser confundidos com outras causas. E o pior: não tem cura.

Médicos alertam que o problema pode ser controlado com autoconhecimento, tratamento adequado e, principalmente, evitando fatores como hábitos alimentares irregulares; consumo de sal, álcool, alimentos gordurosos e produtos industrializados em abundância; sobrepeso e obesidade e tabagismo.

Procure a unidade de saúde pública responsável pela sua região e participe das ações de combate e prevenção à Hipertensão Arterial.

Leia também

Japão reúne inovações para dar apoio ao envelhecimento

Conheça os riscos do sal para a saúde

Compartilhe com seus amigos