Quantas vezes você já ouviu aquela expressão: “Isso faz bem para a pele”? Mas o que de fato é benéfico e o que pode prejudicar esse que é considerado o maior órgão do corpo humano? Existem hoje inúmeros produtos que prometem retardar o seu envelhecimento, além das recomendações mais tradicionais que envolvem o uso de protetor solar, por exemplo. Então, resolvemos tirar algumas dúvidas sobre os cuidados com a pele. E dar dicas de como evitar que ela envelheça antes da hora, além de falar sobre a prevenção ao câncer de pele – tema das campanhas deste Dezembro Laranja, mês de combate à doença.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


O sol do começo da manhã é mesmo o mais saudável para a pele?

“Hoje não mais, principalmente nos grandes centros, devido à destruição da camada de ozônio, o que levou a um aumento da incidência de raios UVB ao longo de todo o dia”, sinaliza a dermatologista Michelle Melo Oliveira Caldana. É preciso ressaltar ainda que são dois os tipos de radiação ultravioleta: UVB, aquela que deixa a pele toda vermelha e queimada quando vamos à praia sem protetor e que age sobretudo entre 10h e 16h; e a UVA, cuja intensidade naturalmente não sofre grandes variações durante o dia – e é esta, aliás, a principal responsável pelo câncer de pele. Logo, não tem essa de sol mais bonzinho para a pele, embora ainda dê para dizer que ele seja menos agressivo no começo da manhã e no final da tarde.

Qual a melhor maneira de limpar a pele do rosto antes de dormir?

Na verdade, esse tipo de limpeza deve ser feito antes de dormir e também ao acordar, para remover a poeira e a gordura, além de outras impurezas. Essas sujeiras obstruem os poros e, além de fazer surgirem cravos e espinhas, contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Para peles oleosas, a orientação é usar sabonetes adstringentes; para as secas e normais, o melhor são os sabonetes líquidos de pH neutro.

É preciso usar protetor solar todos os dias?

Não se engane com o tempo nublado. Isso porque a radiação solar ultravioleta não é barrada pelas nuvens e seu efeito é cumulativo. E só um dos tipos de radiação ultravioleta, a UVB, que provoca vermelhidão e queimaduras, é que fica mais intensa entre 10h e 16h. O outro tipo, a UVA, se mantém mais ou menos constante ao longo do dia e é o principal causador de câncer e do envelhecimento da pele. Assim, nada de achar que o protetor não é importante no comecinho da manhã ou no final da tarde ou naqueles dias em que o sol “não dá as caras”. E não se esqueça de que as roupas ajudam a brecar a ação do sol. “Aplique e reaplique o protetor solar diariamente, mesmo ficando em ambientes fechados, pois as luzes podem manchar a pele”, orienta a dermatologista Michelle Palmiro.

Cremes antirrugas são eficazes nos cuidados com a pele?

Há uma grande controvérsia em relação a esses produtos e à comprovação de sua eficiência. Mas, de acordo com a dermatologista Michelle Caldana, eles são recomendados “desde que indicados corretamente, de acordo com a idade e o tipo de pele e para uso de maneira contínua, pois assim é o envelhecimento”.

Qual a importância de usar o sabonete mais indicado para o seu tipo de pele?

Entre os cuidados com a pele, a limpeza é fundamental como prevenção contra o seu envelhecimento precoce. Porém, usar o tipo de sabonete errado pode prejudicá-la. Assim, é necessário estar atento às características da pele na hora de escolher o produto que irá ser usado em sua higienização, para que ele “não interfira em seu pH [quantidade de acidez da pele, importante como barreira natural contra bactérias]”, diz Michelle Caldana.

Usar cosméticos demais pode ser prejudicial?

“Utilizar esses produtos sem indicação correta pode ser prejudicial por si só, independentemente do tempo de uso, propiciando o surgimento de irritações, alergias e doenças como a acne cosmética [espinha causada pelo uso de cosméticos, sobretudo em pessoas de pele oleosa]”, afirma Michelle Caldana. E não se esqueça: retire toda a maquiagem antes de dormir.

Peles oleosas também requerem hidratação?

Sem dúvida. Existem hidrantes específicos para cada tipo de pele e que se aplicam no rosto ou no corpo. Mas a hidratação não deve ser realizada somente “de fora para dentro”, mas também “de dentro para fora”. A dermatologista Michelle Palmiro é categórica em seu conselho: “Beba água”, diz. “E tenha uma dieta rica em proteínas, vitaminas essenciais e antioxidantes.”

Peles mais claras estão mais sujeitas ao câncer de pele?

Esse é um dos principais fatores de risco para o câncer de pele, segundo Michelle Caldana. “Assim como ter olhos e cabelos claros e propensão a queimaduras e sensibilidade solar”, complementa. “Outros fatores também já estudados foram idade, tempo de exposição ao sol, atividade rural e histórico familiar.”

Como se precaver contra o câncer de pele?

Gosta de tomar sol? Pois saiba que ele é mesmo o grande vilão quando falamos de câncer de pele. Dessa maneira, a principal dica de Michelle Caldana como prevenção contra a doença é mesmo usar o protetor, além de roupas e acessórios que barrem a ação da luz solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda protetores que possuam FPS (Fator de Proteção Solar) 30 ou mais. A dermatologista indica ainda o uso de antioxidantes nos cuidados com a pele para combater o surgimento do câncer.

Qual é, afinal, o segredo para manter uma pele sempre jovem?

“Basicamente é fazer a limpeza e a tonificação adequadas, além de adotar o uso regular de fotoprotetores [protetores solares]”, sintetiza a dermatologista Michelle Caldana. “E nunca dormir de maquiagem”, alerta. Quando o assunto é cuidados com a pele, “é importante também ter uma alimentação saudável, com o consumo de frutas e verduras, e evitar hábitos prejudiciais como o fumo e o excesso de açúcar.” Sobre o tabagismo, Michelle Palmiro acrescenta que “ele quebra o colágeno, tornando a pele mais flácida”.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: