Recebeu mensagem de agendamento para vacinação contra Covid-19? Cuidado, é golpe! O Ministério da Saúde alertou a população para esses falsos agendamentos da campanha de imunização. A pasta negou a possibilidade de qualquer agendamento para aplicação das vacinas.

O alerta divulgado pelo Ministério da Saúde destaca os casos de golpes feitos por celular. O golpe tem mecanismos semelhantes a muitos outros, se aproveitando do início da vacinação para chamar atenção das vítimas.

“A ação visa clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular. Não caia nessa!”, explica a mensagem do Governo Federal. O golpe funciona assim: golpistas entram em contato ou você recebe algum link com agendamento para vacinação contra Covid-19.

Depois de oferecer seus dados, inclusive de celular, receberá um código pelo telefone para que a vítima clique e confirme. Ao confirmar, os golpistas têm acesso ao aplicativo de mensagens e clonam o número. Dessa forma, passam a usar o aplicativo para cometer novos golpes, pedindo dinheiro para os contatos da vítima.

Entenda como funciona a vacinação contra Covid-19

A vacinação contra Covid-19 começou em São Paulo no domingo (17) e na segunda-feira (18) em outros estados. Conforme o Ministério da Saúde, a primeira etapa do plano de imunização contempla apenas os integrantes do chamado grupo prioritário.

Para ser vacinado, basta conferir os pontos de vacinação e comprovar que é integrante desse grupo. Quem não estiver cadastrado na base de dados do ministério será incluído no momento da aplicação da primeira dose. Para isso, o vacinado pode apresentar o Cartão Nacional de Saúde, ou cartão SUS, ou apenas informar o número do CPF.

Não é necessário fazer agendamento para vacinação contra Covid-19 A população também pode utilizar o aplicativo Conecte SUS. Nele, deverá inserir informações que servirão para agilizar o atendimento. Porém, o uso do aplicativo não é requisito para vacinação.


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: