Uma idosa de 90 anos foi a primeira a receber a vacina contra Covid-19 no Reino Unido. O país começou a imunização nesta terça-feira (8). Margaret Keenan fará aniversário na próxima semana e, ao receber a vacina, declarou ter recebido o “melhor presente de aniversário adiantado”. “Eu finalmente posso esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo depois de ficar sozinha a maior parte do ano”, comemorou.

A primeira vacina foi aplicada no Hospital Universitário em Coventry. O segundo a receber a imunização no hospital foi o morador de Warwickshire, William Shakespeare, de 81 anos. Eles receberão a segunda dose em 21 dias. Porém, a expectativa é de que o processo de construção de imunidade já tenha início a partir do 12º dia após a primeira dose.

O Reino Unido deu início ao programa de vacinação com idosos acima de 80 anos. Foram incluídos no primeiro grupo os moradores de casas de repouso. Também vão receber a vacina primeiro os trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente da pandemia da Covid-19. Os britânicos acima de 50 anos e adultos com comorbidades que agravem a doença vão ser contemplados na segunda etapa da vacinação, já em 2021.

A vacina aplicada no Reino unido é a produzida pelo laboratório Pfizer em parceria com a BioNTech. Segundo testes apresentados, o imunizante apresentou eficácia de 95%.

Reino Unido começou a aplicar vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech

Vacina contra Covid-19 no Brasil

O governo brasileiro informou, na segunda-feira (7), que pretende assinar um memorando de intenção de compra da vacina da Pfizer/BioNTech. A expectativa é de adquirir 70 milhões de doses. O produto representa um desafio para aplicação no Brasil. Isso ocorre porque requer condições específicas de armazenamento em recipientes a -70°C. Tal necessidade implica um custo maior na logística de distribuição da vacina.

Na mesma data, o governo de São Paulo anunciou um plano de imunização. A data de início prevista é para 25 de janeiro. Segundo o plano, a primeira fase vai priorizar profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos. Apesar da divulgação da data, o início da vacinação depende da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório Sinovac, a CoronaVac.

Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: