De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre os dias 14 e 21 de maio, o Brasil tem sete vezes mais casos de coronavírus do que o revelado pelas estatísticas oficiais. Isso significa que milhares de brasileiros não sabem que estão (ou que já estiveram) infectados pelo vírus.

O estudo foi feito por meio de entrevistas e testes rápidos em todos os estados do país, inclusive no Distrito Federal. Com base nos resultados, os pesquisadores descobriram que, entre as 15 cidades com maior prevalência do coronavírus, 11 estão na região Norte. Na cidade de Breves, no Pará, praticamente um quarto da população já foi infectada.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a 14ª e 15ª posição desse levantamento, respectivamente. Na capital paulista, 3% da população já foi contaminada, enquanto na cidade carioca, esse número ficou em 2%. Já no Nordeste, as cidades com os maiores índices são Fortaleza e Recife.

Números do coronavírus no Brasil

Hoje, o Brasil ocupa o segundo lugar em casos de infecção por coronavírus em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com um levantamento feito com as secretarias estaduais de Saúde nesta quinta-feira (28), até o momento foram registradas 25.695 mortes em função da Covid-19 e 414.661 casos de infecção foram confirmados

São Paulo segue como o estado com o índice mais alto: foram 6.423 óbitos e 86.017 casos confirmados até a manhã desta quinta-feira. O Rio de Janeiro está em segundo lugar, com 4.361 óbitos e 40.024 casos confirmados, e o Ceará em terceiro, com 2.603 óbitos e 37.021 casos confirmados. 

O ritmo de contágio no Brasil já ultrapassou o de países anteriormente considerados epicentro da doença, como Itália e Espanha. Além disso, o país também assumiu a liderança do ranking de mortes diárias, passando os Estados Unidos.

E a situação brasileira pode não amenizar nos próximos dias - ou até meses. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou nesta terça-feira (26) uma projeção do número de mortes ocasionadas pelo novo coronavírus, revelando que mais de 88 mil pessoas podem falecer no Brasil até o dia 4 de agosto. Já o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington (EUA) afirma que essa previsão pode passar para 125 mil mortes.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: