É fato! Com a idade, a pele fica mais fina, com uma proteção dérmica menor. Junto com baixas temperaturas, menor umidade do ar e redução na transpiração, o resultado é terrível. A pele fica mais áspera e ressecada, por vezes, até descamando. Por isso, o inverno pede mais cuidados com a pele.
Mas, não se preocupe! Não é preciso gastar muito com isso. Nem sempre os cuidados com a pele necessitam de tratamentos caros ou uso de cosméticos de valor mais elevado.
Confira abaixo cmo manter a sua pele bem saudável durante os dias mais frios.
Inverno pede mais cuidados com a pele, mas é possível cuidar de forma simples
Em primeiro lugar, é preciso entender que combater esse problemas decorrentes do frio com hidratante é um erro, ensina a dermatologista Magda Expósito, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Há uma série de medidas que devem ser tomadas, a começar pelo banho.
No chuveiro, por mais delicioso que seja permanecer debaixo d’água quentinha, é necessário ficar atento aos cuidados com a pele. Nada de ficar muito tempo! Cronometre para que ele seja rápidon e garanta que a temperatura não esteja alta demais. Prefira o morno ao quente, assim evita-se remover a oleosidade da pele, que funciona como proteção.
Há uma dica também no uso do sabonete, indica a médica, que é também colaboradora do Departamento de Cosmiatria da Faculdade de Medicina do ABC. O produto deve ser suave, não abrasivo. Ao aplicá-lo na pele, evite ensaboar demais. E nada de bucha. A combinação dos dois retira a hidratação natural da pele.
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de investir em dois banhos por dia, a recomendação da especialista é evitar usar sabão novamente em todo o corpo. Siga os mesmos procedimentos do primeiro, em relação à temperatura e à duração, e aplique apenas as dobras, como axilas e virilhas.
Crédito: fizkes/shutterstock
Como escolher os hidratantes certos?
Quando a pele ressecar, ensina a especialista, é preciso escolher um hidratante sem perfumes ou corantes. “Os com base em ureia costumam hidratar bem. Mas, para saber o melhor para cada tipo de pele e para cada caso, o melhor ter a orientação de um dermatologista.” Aplique após o banho, ainda com a pele úmida, para que o produto penetre melhor na pele.
E quem acha que a alimentação não tem reflexo direto na pele se engana. A orientação dos dermatologistas é acostumar-se a comer legumes, hortaliças e frutas, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Além disso, é importante ingerir água – o que muita gente evita por causa do frio.
O inverno pede mais cuidados com a pele e isso não é novidade. Porém, quando o corpo dá sinais de problemas por conta de ressecamento, manchas ou outros problemas, é hora de se cuidar. E para te ajudar nesses momentos, o Instituto de Longevidade tem o Programa ViverMais.
Com o Programa ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.
Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Leia também:
Cuidados com a casa podem afetar sua saúde; saiba como minimizar problemas
Descontos em Medicamentos: conheça o benefício do ViverMais
O que comer para viver mais? Veja o que diz novo estudo