Condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e pelo aumento do risco de fraturas, a osteoporose está associada ao envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres, sendo uma das possíveis consequências da menopausa em função da queda na produção do estrógeno.

Segundo a geriatra Fania Cristina dos Santos, chefe do Serviço de Doenças Osteoarticulares e Dor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Comitê de Dor no Idoso na Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, “a osteoporose tem prevalência em 30% das mulheres com até 70 anos de idade e em 70% nas com 80 anos ou mais”.

Uma das consequências da menopausa, a osteoporose pode provocar a fragilidade do corpo

Compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio, os ossos estão em constante processo de renovação, o que possibilita, por exemplo, sua reconstituição quando ocorrem fraturas. Com o tempo, porém, a absorção das células velhas aumenta e a formação de novas células diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e perdem resistência.

Perdas mais leves de massa óssea levam à osteopenia, “um sinal de risco para fragilidade dos ossos”, alerta a especialista. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos.

A ausência de sintomas é característica comum da doença, que passa despercebida até que aconteça a primeira fratura. “O diagnóstico é feito por meio da densitometria óssea, um exame simples e indolor”, afirma Fania.

“Para um envelhecimento esquelético bem-sucedido”, a geriatra recomenda o “trinômio do bem”: exercícios físicos, “músculos exercitados e em movimentos levam a ossos mais fortes e, ainda, reduzem o risco de quedas e fraturas”; prevenção de quedas e medidas higienodietéticas (alimentação rica em cálcio e exposição ao sol).

Para prevenir quedas, uma das soluções é contratar o "check up lar", um dos serviços oferecidos pelo Master Acidentes Domiciliares. Com ele, você receberá a visita de uma equipe especializada em reorganização de móveis e utensílios de casa, revisão das instalações elétricas, fixação de quadros e tapetes, entre outros. Tudo para reduzir ao máximo o risco de acidentes domésticos.

Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, explica. A suplementação de cálcio e vitamina D pode ou não ser necessária e só deve ser feita com orientação médica.  Menores índices de vitamina D no sangue “levam a menores níveis de cálcio, que levam a um quadro de hiperparatireoidismo secundário, que leva a perda óssea”, pontua.



Quem ama, cuida. Quem cuida, protege. Conheça agora o seguro de acidentes pessoais da MAG Seguros e indique aos seus pais.



Compartilhe com seus amigos