Sabe aqueles minutinhos a mais que a gente fica enrolando na cama antes de levantar e que fazem toda a diferença no seu dia? Pois é, você não precisa mais se culpar por isso. Cientistas do Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, descobriram que as mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens (pelo menos 20 minutinhos a mais).

O estudo avaliou 210 voluntários de ambos os sexos, com idades entre 40 e 60 anos, e concluiu que as mulheres que dormem menos têm mais problemas de saúde do que homens. De acordo com os cientistas, isso acontece por conta das conexões cerebrais, que permitem que as mulheres conciliem várias atividades simultâneas durante o dia. Assim, as mulheres precisam de mais tempo para se recuperar.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!  


Um dos autores da pesquisa, o professor Jim Horne explica que “o cérebro das mulheres é ligado de maneira diferente, de modo que a sua necessidade de sono será um pouco maior. As mulheres tendem a ser multitarefas e, assim, acabam exigindo mais da capacidade do cérebro do que os homens.”

De acordo com Horne, o sono de má qualidade entre as mulheres está ligado a altos níveis de estresse psicológico e sentimentos como hostilidade, depressão e raiva, o que não foi observado em homens com privação de descanso.

Padrão de sono afeta a capacidade intelectual

Uma segunda pesquisa, desenvolvida no Instituto Max Planck de Munique, na Alemanha, reuniu 160 voluntários adultos para entender como o padrão de sono afeta a capacidade intelectual de homens e mulheres.

Os cientistas descobriram que as mulheres apresentam uma maior atividade cerebral durante uma determinada fase do sono sem sonhos. E, segundo eles, essa é a mesma atividade que está relacionada a um aumento nos níveis de inteligência para as mulheres.

A constatação de que homens se beneficiam mais com pequenos cochilos e mulheres precisam de uma boa noite de sono serviu para embasar ainda mais a pesquisa realizada no Reino Unido.

Quantas horas de sono são necessárias?

A recomendação varia de acordo com a faixa etária. Nos Estados Unidos, após revisar 320 estudos sobre o assunto, a Fundação Nacional do Sono chegou a novos números de horas de sono necessárias diariamente para ficar com a saúde em dia.

De acordo com os dados publicados no periódico Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation, os recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas por dia; a orientação anterior era de 12 a 18 horas. Para os bebês de quatro a onze meses, a recomendação passou a ser de 12 a 15 horas, contra o mínimo de 14 horas recomendadas antes do estudo.

Crianças entre um e cinco anos precisam de 10 a 14 horas de sono. Dos seis aos treze, de 9 a 11 horas. Já os adolescentes de catorze a dezessete anos devem dormir entre 8 e 9 horas por noite.

A orientação não mudou para adultos de 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas. Acima dessa idade, a quantidade diminui para 7 a 8 horas.

Mas quantas horas de sono a mais as mulheres precisam? De acordo com especialistas, a necessidade varia de pessoa para pessoa. Nesses casos, o ideal é entender o funcionamento do seu corpo e não brigar contra a sua natureza. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: