Uma pesquisa recente realizada na Universidade Okayama, no Japão, constatou que a saúde bucal de idosos pode ter uma relação direta com o estado nutricional e no bem-estar dos idosos. Segundo os pesquisadores enfatizam uma boa saúde bucal influencia significativamente na saúde física e emocional de pessoas idosas.

A pesquisa indica que a saúde oral desempenha um papel fundamental na escolha dos alimentos que uma pessoa pode consumir. Além de estar associada ao estado nutricional, os autores destacam que quanto pior a condição da boca, menor é o bem-estar psicológico. O que também pode influenciar na qualidade dos relacionamentos.

A pesquisa foi realizada envolvendo 218 voluntários, todos com mais de 60 anos de idade. Além de coletarem informações sobre o estado nutricional e o histórico médico, os participantes responderam a um questionário abordando bem-estar, qualidade de vida e interações sociais.

Após isso, a saúde bucal de idosos foi examinada, indo além da ausência de doenças. Os pesquisadores investigaram características como o número de dentes, a força mastigatória, a pressão exercida pela língua, a carga bacteriana, a capacidade de mastigação e deglutição, a hidratação oral e a habilidade de fala.

Um dos pontos que afeta a vida de pessoas idosas é a falta de dentes. Isso pode ser resultado da negligência ao longo da vida, que resulta no surgimento de cáries e doença periodontal. Com o avanço da idade, alguns outros problemas ainda podem acontecer. Um exemplo é o caso da diminuição na produção de saliva, que leva ao ressecamento bucal, também conhecido como xerostomia.

Idosos ainda podem apresentar recuo gengival, expondo a raiz dos dentes, bem como experienciar alterações no paladar. Estas mudanças não apenas impactam a qualidade de vida e a nutrição, mas também aumentam o risco de câncer bucal.

Um homem idoso negro escovando os dentes na frente do espelho. Imagem para ilustrar a matéria sobre saúde bucal de idosos. Crédito: Monkey Business Images/Shutterstock

Para uma boa saúde bucal de idosos, a visita ao dentista é necessária

Manter uma excelente higiene bucal é fundamental para reduzir a probabilidade desses problemas surgirem. Para isso, é preciso utilizar produtos de hidratação para a boca e os lábios, e optar por cremes dentais livres de lauril-sulfato de sódio. Esse componente pode causar desconforto nos idosos. Além disso, é fundamental garantir uma boa hidratação e seguir uma alimentação saudável.

As consultas regulares ao dentista também são fundamentais. Não apenas para prevenir doenças e evitar complicações, mas também para identificar condições que possam comprometer a mastigação e a deglutição. Estas visitas permitem um acompanhamento adequado da saúde bucal, possibilitando intervenções precoces quando necessário.

Por outro lado, quando uma pessoa deixa de comer devido a alterações no paladar, é necessário o suporte de uma equipe multiprofissional capacitada para avaliar a saúde bucal, fornecer orientação nutricional e médica e garantir a reposição adequada de nutrientes. Essa abordagem integrada serve para ajudar a manter uma dieta saudável e adequada às suas necessidades específicas.

Um outro problema que também acarreta a saúde bucal de pessoas idosas é o fato de serem propensos a desenvolver infecções provocadas por fungos, bactérias e vírus. Elas podem se manifestar na forma de placas, úlceras e abcessos. Além disso, certos problemas dentários podem até desencadear condições como a pneumonia. É comum encontrar pacientes com episódios recorrentes de pneumonia que não conseguem se recuperar devido à persistência de focos de infecção na cavidade oral.

Hábitos que prejudicam a saúde bucal de idosos

Alguns hábitos da vida moderna podem contribuir para o envelhecimento prematuro dos dentes. Um exemplo disso é o consumo excessivo de refrigerantes, os quais contêm elevados níveis de açúcar e substâncias químicas prejudiciais à saúde bucal.

Outro fator muito comum na vida das pessoas é o estresse. Essa reação pode provocar o bruxismo, resultando no desgaste, fraturas, trincas e até mesmo na perda dos dentes. O quadro pode ser tratado com o uso de placas de mordida, restaurações, ajustes de oclusão e controle da tensão muscular.

O cigarro, também presente na vida de muitos, também pode causar danos à saúde em geral. E isso vale tanto para os convencionais quanto para os eletrônicos. O hábito de fumar aumenta significativamente o risco de inflamação gengival e doença periodontal. O que pode resultar na perda prematura de dentes e contribuir para um aspecto envelhecido do usuário.


Cuidar da saúde é essencial para ter um envelhecimento saudável. Isso incluir ir ao médico, tomar os medicamentos adequados e cuidar do futuro. Para isso, conheça o Programa de Benefícios ViverMais, exclusivo do Instituto de Longevidade. Com o ViverMais, pessoas idosas, aposentados ou pensionistas possuem acesso a diversos serviços, exclusivos para promover mais qualidade de vida.

Tenha acesso a teleconsulta, descontos em medicamentos, seguro de vida e diversos outros benefícios, pensados para pessoas que realmente precisam! Conheça o ViverMais e veja como viver mais e melhor.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: