A demência é caracterizada pelo declínio das funções cerebrais e está ligada à perda da habilidade de realizar atividades cotidianas. Uma terapia que pode ser usada é a música. Ela oferece benefícios para pessoas afetadas pela doença, auxiliando na preservação da memória. A música pode ajudar idosos com demências na redução do estresse e melhoria da capacidade de exercício físico. Pode também ajudar as pessoas que cuidam desses idosos.

De acordo com Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores supervisionados, em entrevista ao UOL, “a música possui um poder de acolhimento que acalma, acomoda, emociona e exercita o cérebro. Nessa etapa da vida, as canções têm um papel ainda mais importante de ajudar na socialização e na memória”.

Mas essa ajuda vai além do processo de melhora da pessoa idosa. Segunda uma pesquisa realizada pela USP, em 2020, a música também é capaz de ajudar pessoas que cuidam de idosos com demência. Principalmente quando quem cuida da pessoa idosa é o seu parceiro ou parceira.

O estudo foi conduzido pela Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP). Nele, foi possível notar que músicas do repertório autobiográfico de casais, que trazem lembranças de momentos compartilhados, ajudam a aliviar sintomas associados à demência. Aliviando, por exemplo, a agitação, e proporcionam uma melhor qualidade de vida ao cuidador.

Um homem idoso com alguma demência tocando piano. Imagem para ilustrar a matéria sobre como a música pode ajudar idosos. Crédito: Quality Stock Arts/Shutterstock

Como a música pode ajudar idosos?

Pequenas alterações na rotina podem melhorar a saúde mental dos idosos. Por isso, é recomendado reservar alguns minutos do dia para essa prática.

A música é capaz de emocionar e reviver boas lembranças. Portanto, dedicar um momento específico do dia para que o idoso possa escolher suas músicas favoritas e apreciar suas letras traz benefícios para sua saúde mental e física.

Os benefícios são notáveis nos comportamentos. A música pode ajudar pessoas idosas a expressar suas emoções com mais facilidade, o que é importante para lidar com sentimentos muitas vezes reprimidos.

Além disso, de acordo com Mauro Amoroso Pereira Anastácio Júnior, musicoterapeuta e mestre em Gerontologia, autor do estudo da USP, a música possui uma influência significativa na vida humana. Especificamente para os idosos, as canções estimulam sentimentos, sensações e evocam lembranças de épocas, pessoas, lugares e experiências vividas, despertando emoções armazenadas na memória.

Por isso, idosos com demência que se envolvem com a música experimentam uma redução nos níveis de estresse. Além de mudanças de humor e uma resposta mais tranquila aos estímulos externos.


A música pode ajudar idosos e cuidar da saúde é essencial durante o processo de envelhecimento. O Instituto de Longevidade pode te ajudar com isso. Com o Programa de Benefícios ViverMais, você conta com diversos serviços para promover um envelhecimento mais pleno.

Tenha acesso a teleconsulta, descontos em medicamentos, seguro de vida e outros serviços exclusivos para você. Conheça o ViverMais e torne-se um associado.

Leia também:

Custos com demência sobrecarregam a família e os cuidadores, revela estudo

Risco de demência por ser reduzido em até 43% com esses 7 hábitos simples

Casos de demência chegarão a 152 milhões de pessoas em 2050, alerta OMS

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: