A depressão e o declínio cognitivo são problemas que podem surgir sem que as pessoas se deem conta do que está acontecendo. Não se trata, necessariamente, de negligência, pois a maioria das famílias se preocupa profundamente com seus entes queridos. Porém, existem sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda e é preciso estar atento para reconhecê-los. 

Muitas das vezes, as famílias acabam não notando os indicadores por falta de compreensão. Em alguns casos, pela recusa em aceitar que esse tipo de doença pode acontecer com a pessoa idosa da família.

Entre os sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda estão montes de louça suja e roupas empilhadas, assim como alimentos e medicamentos vencidos. Além disso, os amassados no carro, contas atrasadas e remédios ignorados também podem ser indicadores.

É comum que idosos independentes e autônomos tentem contornar os primeiros indicativos de declínio, evitando sentir-se vulneráveis ou dependentes de filhos e parentes. Às vezes, ajustes simples podem fazer toda a diferença. Como por exemplo, ter alguém para ajudar com as tarefas diárias por algumas horas. A abordagem mais eficaz é reconhecer os sinais para poder enfrentá-los. 

Quando se sentem isoladas e desconectadas, as pessoas tendem a negligenciar tanto a si mesmas quanto aos cuidados da casa. Mesmo com o fim da pandemia, o sentimento de distanciamento entre os idosos continua. Embora suas casas sejam locais seguros e reconfortantes, eles não podem viver sem laços e conexões sociais.

Uma mulher idosa com a mão no peito. Atrás dela, uma mulher mais jovem segurando a mão da senhora idosa, enquanto também coloca a mão no seu peito. Imagem para ilustrar a matéria sobre sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda.
Crédito: evrymmnt/Shutterstock

Veja 5 sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda

1. Falta de comunicação

Perder o interesse em socializar, seja pessoalmente ou online, é um sinal preocupante. Além disso, quando a pessoa idosa passa a se repetir com frequência, tem dificuldade em encontrar as palavras corretas para se expressar ou esquece o que ia dizer no meio da frase, pode indicar problemas cognitivos ou de saúde mental.

2. Mudança de humor

As mudanças de humor repentinas também são sinais de atenção. Se houver alterações significativas no comportamento, como confusão mental persistente ou sentimentos de tristeza e melancolia, é importante investigar a causa por trás dessas mudanças.

3. Mudança na aparência

É preciso observar se as roupas estão sujas, amarrotadas ou se os cabelos estão oleosos. A aparência pode indicar negligência pessoal ou dificuldades de autocuidado por parte do idoso. Além disso, alterações recentes no peso corporal, seja ganho ou perda significativa, merecem atenção, pois podem ser sintomas de problemas de saúde física ou mental.

Além disso, sinais de contusões, hematomas ou histórico de quedas precisam ser investigados. Isso pode indicar dificuldades de mobilidade, equilíbrio ou até mesmo situações de risco para a segurança do idoso em casa.

4. Dificuldade de concentração

Se a pessoa idosa parece alheia, desatenta ou excessivamente agitada, isso pode indicar problemas de saúde mental, cognitiva ou emocional. Dificuldades em manter uma conversa, como falta de concentração ou capacidade reduzida de se expressar, também são sinais que devem ser observados.

Além disso, se houver dificuldades auditivas evidentes, como pedir repetição de informações com frequência ou demonstrar problemas para ouvir, é importante considerar a possibilidade de problemas de audição.

5. Perda de memória

Existe dificuldade em lembrar os nomes dos familiares e amigos? Esquecer eventos importantes é frequente? Isso pode ser um sinal de comprometimento cognitivo, como o início da demência ou outros problemas de saúde mental relacionados à idade. Esses lapsos de memória podem ser preocupantes e devem ser levados a sério.


Você sabia que o seguro de vida é uma das formas mais eficazes de cuidar de sua família? Essa é uma forma de proteger você e seus entes mais queridos. Associados ao Programa de Benefícios ViverMais têm o amparo da MAG Seguros para os momentos mais delicados da vida.

Conheça mais sobre esse serviço e veja como proteger sua família nos momentos mais delicados da vida.

Leia também:

Saúde mental de pessoas idosas: como promover um envelhecimento saudável?

Efeitos da solidão no cérebro de pessoas idosas: entenda os prejuízos de viver só

Envelhecer bem e com qualidade: 8 sinais de que você está fazendo da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: