Profissionais com mais de 50 anos podem encarar diversas dificuldades no mercado de trabalho. O momento da entrevista de emprego, porta de entrada para a empresa dos sonhos, acaba representando falta de estímulo e trazendo desesperança. Mas esse é um cenário que está mudando.

O preconceito etário, a desatualização das novas tecnologias e a descrença no próprio potencial podem ser impedimentos para a recolocação. Contudo, o movimento de inclusão geracional está cada vez mais presente em grandes empresas. As trocas e a diversidade são fatores que proporcionam crescimento profissional e o desenvolvimento de habilidades tantos dos mais jovens quanto dos mais maduros.

Empresas como a Maturi, especialista em divulgação de vagas para pessoas acima dos 50 anos, e a Gupy fazem parte desse momento de inclusão. A busca por profissionais mais experientes, um cenário de contratação de pessoas mais maduras e a diversidade são motivações para abrir as portas das empresas para pessoas mais velhas.

No entanto, é preciso ir além e estar pronto para a entrevista de emprego. Como? Estudando, se profissionalizando e se reinventando para o mercado de trabalho.


O Instituto de Longevidade MAG conta com cursos especializados para potencializar a sua performance em uma entrevista de emprego. Cadastre-se e estude gratuitamente e sem sair de casa.


Uma mulher em primeiro plano, se preparando para uma entrevista de emprego. Ao fundo, outras pessoas sentadas, também se preparando para uma entrevista.

Crédito: Ivanko80/shutterstock 

Ferramentas para te ajudar em uma entrevista de emprego

O mercado tende a buscar pessoas inovadoras, com experiência e com inteligência emocional. Afinal de contas, para encarar uma rotina estressante, independente da área, é preciso estar preparado. Trabalhar bem em equipe, saber lidar com situações adversas, ter uma boa visão da empresa, lidar com prazos e exigências. Muitas são as necessidades coorporativas e, na experiência, profissionais acima de 50 anos se destacam.

Reaprender a aprender é necessário. Manter-se atualizado constantemente significa buscar as melhores ferramentas para sair de uma entrevista de emprego com a sensação de dever cumprido.

Por meio dos cursos gratuitos disponibilizados pelo Instituto de Longevidade MAG, foi criada o catálogo de ferramentas para o processo seletivo. Confira abaixo os cursos indispensáveis para o desenvolvimento de suas habilidades e veja como é possível se manter ativo mentalmente e pronto para os desafios.

  • Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal

A comunicação verbal é uma das partes mais observadas em uma entrevista de emprego. De acordo com Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, a comunicação é uma boa forma de demonstrar o valor e o interesse do candidato, independentemente de sua idade.

O curso tem o objetivo de identificar as qualidades fundamentais da boa fala, identificar as potencialidades e limitações do comunicador, melhorar tecnicamente a qualidade de voz, o jeito de falar e o modo de se comunicar. Além disso, busca desenvolver empatia com o interlocutor tanto nas relações interpessoais como em apresentações em público.

  • Como falar em público

Percebe-se, então, que uma boa oralidade é uma forma poderosa de demonstrar as capacidades profissionais. Sendo, a imprescindível para uma boa entrevista de emprego. Com o curso, será possível aprender a tornar a fala mais envolvente e atraente.

O objetivo da especialização é, além de desenvolver a habilidade de comunicação oral em público, conhecer e reconhecer técnicas que tragam segurança ao orador no momento de sua apresentação.

  • Assertividade

Você sabe o que é assertividade e como ela deve ser usada na sua entrevista de emprego? Ela pode ser considerada como a capacidade que o indivíduo tem de reconhecer e expressar seus sentimentos e emoções. Ou mesmo ser a habilidade para expressar pontos de vista e dialogar.

Se é uma capacidade da comunicação, podemos dizer que é fundamental para uma boa entrevista de emprego. No curso, a assertividade é trabalhada como uma competência fundamentada na asserção. Um modelo de comunicação cooperativa também faz parte dos aprendizados da disciplina.

  • Reuniões por videoconferências

Um novo cenário mundial deixou o mundo ainda mais tecnológico e também remoto. Reuniões à distância fazem parte do cotidiano de diversas pessoas, assim como de recrutadores e candidatos. Em entrevistas de emprego, muitas vezes é necessário se adaptar a esse formato.

O objetivo do curso é desenvolver a habilidade de planejamento, gestão e registro de decisões em reuniões por videoconferências.

  • Redes e Mídias Sociais

Network é um termo utilizado para descrever a criação de uma rede que conecta pessoas. Seja para compartilhamento de informações, prestação de serviços ou emprego, o networking viabiliza a construção de relações de interesses profissionais.

O curso tem como objetivo o uso de redes e mídias sociais para ampliar as competências de network social para o profissional e para a organização. Usando redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter para potencializar as relações de trabalho, será possível aprender o uso da tecnologia para criar uma rede de contatos.

Estar pronto para uma entrevista de emprego e se reinventar para o mercado de trabalho é necessário para continuar tendo uma vida profissional ativa depois dos 50 anos. Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a esses cursos e a diversos outros que irão te ajudar na sua carreira.

Planejamento é fundamental para garantir a longevidade. Planeje manter o currículo atualizado e vivencie o melhor que a idade pode oferecer. Seja membro do Instituto de Longevidade MAG e estude sem sair de casa. Tire, assim, de letra os processos seletivos que darão um UP na sua vida profissional.

Um botão escrito

Leia também:

Empreendedorismo maduro: tudo o que você precisa saber para começar hoje

Leilane Neubarth: ela se reinventa a cada dia e pretende direcionar a profissão para o caminho da longevidade

Etarismo: conheça o preconceito por idade e saiba como lidar com ele

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: