Caros amigos e amigas do Instituto de Longevidade MAG,
Acredito que esteja claro para todos vocês que eu defendo a extensão do período laboral dos trabalhadores, em favor da sustentabilidade financeira individual e coletiva, bem como do aproveitamento por mais tempo dos benefícios cognitivos e emocionais que o trabalho promove.
Por outro lado, também entendo que não basta a vontade individual de continuar trabalhando. É fundamental que haja oportunidades de qualificação e atualização profissional, e não apenas voltadas às atividades finais do mundo do trabalho, mas também para uma série de atividades periféricas que não são menos importantes.
Quando falamos que o mundo do trabalho mudou, é evidente que não se trata apenas do fato de que as ferramentas físicas de trabalho são outras. A forma de gerir tarefas, de organizar processos e até aspectos comportamentais dentro e fora do ambiente de trabalho se transformaram.
No meu território profissional, que é o campo de vendas, e especificamente de venda de proteção financeira, podemos falar da enorme evolução que houve com a transição do profissional de ontem para o profissional de hoje, que faz a venda consultiva.
Além do evidente domínio do portfólio de soluções, indispensável em qualquer circunstância, o corretor de seguros que faz a venda consultiva é um conhecedor de pessoas, que entende os gatilhos psicológicos que sensibilizam um potencial cliente. Logicamente, este profissional está amparado por tecnologias que simulam com precisão e rapidez o escopo de soluções a ofertar para aquele indivíduo específico, as quais ele precisa dominar.
Mas meu ponto aqui não é tratar desta carreira, e sim do incrível mundo que se abre aos que abrem à experiência de oxigenar suas vidas profissionais buscando aprendizado e renovação. Em agosto, estivemos no Maturifest, um evento que não tem outro objetivo senão prover aos profissionais mais velhos opções para a busca de um recomeço.
Apenas para ficar nas ações promovidas por nós, divulgamos o Guia de Preparação Financeira para Transição de Carreira após os 45, um material especial que, conforme diz seu nome, dá suporte em um aspecto não-específico do campo profissional, porém, vital para mudanças de carreira sólidas.
Também fizemos uma oficina focada em empoderamento profissional por meio da Inteligência Artificial, em parceria com a Arine Rodrigues, com quem desenvolvemos a websérie Digital Sem Medo.
Muito mais ocorreu durante os 3 dias de evento, e eu encorajo a todos os que estão em busca de novas oportunidades profissionais, sobretudo a partir dos 45 anos, a conhecer o trabalho desenvolvido pela Maturi, que não se resume à realização do festival.
Em setembro, estaremos em uma feira de negócios no Rio Grande do Sul, a Geronto Fair, levando nossas soluções para a longevidade financeira dos mais velhos. Em nosso portal, cobriremos a efeméride do Setembro Amarelo, que chama a atenção para a questão da saúde mental, especificamente para o combate ao suicídio.
Cuidemos-nos, de nós mesmos e dos que estão ao nosso lado, para que a vida seja abundante em saúde, alegria e prosperidade.
Um abraço, Nilton Molina
Leia também:
Guia de Transição de Carreira mostra como recomeçar profissionalmente após os 45 anos
Carreira profissional após os 50 anos: saiba como atualizar o seu currículo