A imagem de um profissional competente, rápido e capaz de traçar e alcançar os seus objetivos, para muitos, está relacionado a uma pessoa jovem. No entanto, alguém capacitado e pronto para o mercado de trabalho é aquele que investe em sua carreira profissional e está sempre pronto para novos desafios. E, convenhamos, para isso, não há restrição de idade.

De acordo com um estudo levantado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a proporção de idosos, que em 2010 era de 7,3%, pode chegar a 40,3% em 2100. Paralelo a isso, o percentual de jovens, com menos de 15 anos, pode cair de 24,7% para 9%. Com uma projeção de 156,4 milhões de pessoas, os mais velhos representarão cerca de 30%. Uma mudança considerável na estrutura etária do país.

Com uma população gradualmente mais velha, a necessidade de se manter ativo no mercado de trabalho se faz presente. Contudo, a concorrência também será maior. Continuar trabalhando, ou iniciar uma nova profissão, depois dos 50 anos, está se tornando uma realidade. Por isso, é preciso estar pronto para lidar com a competição.

Investir na sua carreira hoje é mais necessário do que nunca. Se manter atualizado é fundamental para encarar o seu futuro. Afinal, quem tem cerca de 50 anos acabou de chegar à segunda metade da vida e ainda tem muito a oferecer, profissionalmente falando.

Estar atualizado é ainda melhor quando é possível estudar de forma gratuita e sem sair de casa. Por isso, o Instituto de Longevidade MAG disponibiliza cursos gratuitos e disponíveis em uma plataforma virtual para serem assistidos em qualquer lugar e a qualquer momento. Para acessá-los, basta se .

Um homem negro em um escritório, na frente de um computador. Imagem para ilustrar a matéria sobre carreira profissional.

Crédito: Tavarius/Shutterstock

Estudar é uma das melhores formas de investir na sua carreira profissional

Se dedicar, estudar e aprender coisas novas, como diz o ditado, não tem idade. Além disso, investir no seu conhecimento de mundo para viver melhor é algo que não tem preço. Mas e a aprendizagem para se atualizar no mercado de trabalho?

É preciso compreender que a idade não é uma barreira. Estar pronto para encarar desafios na carreira profissional é apenas mais um passo para conquistar uma nova vaga de emprego, abrir um negócio ou mesmo iniciar uma nova profissão. Se reinventar é um processo.

Por isso, a qualificação (ou mesmo requalificação) é indispensável para se manter ativo. Estudar, seja de forma de remota ou presencial, desenvolve autoconfiança, segurança e aptidão para a carreira profissional. 

Cursos essenciais para manter o currículo atualizado

Ter 50 anos é apenas mais uma fase da vida. Mas manter o currículo sempre atualizado é uma responsabilidade. E, como já disse Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade MAG e do Conselho Administrativo do Grupo Mongeral Aegon, “o trabalhador tem que se preparar para se estar requalificado e continuar tendo outro salário”.

Isso significa estar pronto para os desafios da carreira profissional. Confira abaixo cursos disponíveis gratuitamente pelo Instituto de Longevidade MAG para quem deseja reingressar ou se manter ativo no mercado de trabalho. Estude online e requalifique-se.

  • Planejamento de carreira

Com o objetivo de criar uma visão competitiva da carreira profissional, o curso foca em interação, competências, habilidades e tomada de decisão.

Em contato direto com as ferramentas da administração, focando em seu entendimento e relevância no processo organizacional, será possível desenvolver as definições de influências, ambiente e oportunidade, motivação, comprometimento e bases para inovação.

  • Pacote Office

Um dos cursos mais exigidos no mercado de trabalho. Com as diversas modalidades dentro da plataforma disponibilizada pelo Instituto de Longevidade MAG, é possível desenvolver as competências necessárias para dominar o Excel, Word e PowerPoint.

  • Como realizar apresentações de sucesso

O objetivo do curso é fortalecer a autoconfiança para garantir uma excelente apresentação oral. Fundamental também para as relações interpessoais, falar bem em público e ter uma participação eficaz em reuniões é primordial para qualquer carreira profissional.

Aprenda a organizar a sua fala de forma clara e objetiva, conduzindo o público a compreender todas as ideias que está transmitindo.

  • Inglês

Ter uma segunda língua no currículo é um grande passo para conquistar a vaga que deseja ou investir no seu próprio negócio. Invista no curso de inglês e aprenda o modo básico até o desenvolvimento com diálogos.

Conheça então o alfabeto, formas de cumprimento, identifique pronúncias e esteja pronto para conversar em inglês. Destaque o seu currículo, conheça novas culturas e fique apto para se comunicar com pessoas de outros países.

  • Ferramentas do Google

O Google faz do cotidiano de todas as pessoas. Presente, principalmente no âmbito profissional. Saber manusear as ferramentas e estar apto para o uso constante do que o Google oferece é essencial para desenvolver boas práticas digitais no trabalho.

Aprenda sobre o manuseio do Google Apps, Google Docs, Google Calendar, iGoogle, Google Maps e diversos instrumentos do Google.

  • Escrita para e-mails profissionais

Os e-mails são uma forma de comunicação básica dentro de uma organização. Escrever de forma profissional, objetiva e com clareza não precisa ser algo robótico. Com as táticas e as técnicas corretas, é possível escrever de forma eficaz para a sua carreira profissional.

  • Comunicação interpessoal

Transmitir uma mensagem clara e que alcance seus objetivos depende de duas coisas: quem fala e quem ouve. Sendo assim, dominar a comunicação interpessoal, principalmente na carreira profissional, é uma maneira de não gerar nenhuma interferência no que deseja expressar.

Através do curso, é possível desenvolver as competências da comunicação, reconhecendo como a cultura e os valores organizacionais interferem no seu trabalho e na sua relação com os demais.

Estar pronto para o mercado de trabalho é apenas o começo. Sempre é hora de aprender algo e, para lidar com a concorrência, é preciso se qualificar. 

Um bloco de notas com uma lista de cursos. Imagem para ilustrar a matéria sobre Carreira profissional.

Crédito: Alex Oliveira

Além disso, o preconceito etário sempre reforçará que uma pessoa com mais de 50 anos não deveria estudar. Por isso, é preciso desenvolver habilidades e competências dentro da sua carreira profissional para encarar todos os desafios possíveis.

Mantenha-se ativo e atualize seu currículo de forma prática e com os cursos que irão potencializar o seu conhecimento. Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a diversas disciplinas para investir na sua carreira. Através do Instituto de Longevidade MAG, você pode estudar gratuitamente e sem sair de casa. Inscreva-se gratuitamente e potencialize a sua carreira hoje. Afinal, ela está apenas começando!

Leia também:

9 dicas para você trabalhar como freelancer sem passar aperto

Vagas de emprego falsas são usadas para golpes; saiba como se prevenir

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou abrir empresa? Veja os direitos e deveres

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: