De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), as compras de Natal devem movimentar R$ R$ 66,6 bilhões em 2022. A expectativa é que 118,7 milhões de pessoas presenteiem. Mesmo com altas expectativas, economizar nos presentes de Natal continua sendo primordial.
Em 2021, 77% dos brasileiros tinham a intenção de gastar com presentes do fim do ano. Em 2022, o número teve uma leve queda, indo para 73%. Apesar da redução, ainda existe estabilidade e, para evitar dívidas e não comprometer o orçamento familiar, a palavra de ordem é economia. Confira, a seguir, 8 dicas para não se enrolar neste fim de ano.
Veja como economizar nos presentes de Natal
1. Defina quanto pode gastar
Estabelecer um teto máximo de gastos é o primeiro passo para economizar nos presentes de Natal. Para esse cálculo, ensina o especialista em finanças Ricardo Maila, o ideal é ter uma previsão de despesas mensais fixas e variáveis. Além disso, estabelecer os gastos anuais previstos para o primeiro bimestre do ano, como IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e rematrícula. “Feito isso, caso haja sobras, é possível planejar a reserva para as compras de final de ano”, completa.
2. Faça uma lista
De acordo com o Maila, o ideal é preparar uma lista de pessoas e o valor do item de cada. Isso ajudará a economizar nos presentes de Natal, sem esquecer de ninguém.
“Seja 100% fiel ao seu teto. Pense que, se você gastar a mais, alguma conta será impactada no próximo mês. Ninguém quer começar o ano no vermelho”, pontua Claudio Rodrigues, consultor em gestão financeira. Para isso, ele aconselha: “Depois de fazer a primeira lista, reveja e tire 10% – repita isso pelo menos mais duas vezes”.
“Se você comprou presentes para todos e ainda sobrou dinheiro: guarde e invista. Com isso, você terá um presente-surpresa no futuro.”
Se algum presente for mais caro do que esperava, dê um jeito de conseguir o valor que excedeu em desconto nos demais, sugere. “Diga para você mesmo: seu limite é inegociável. Seu bolso e as contas de janeiro agradecem.”
3. Cuidado com o amigo secreto
Amigo secreto nem sempre é uma boa alternativa para economizar nos presentes de Natal. “É uma grande pegadinha”, opina Rodrigues. “Se você é uma pessoa popular, vai ser convidada para dez grupos e isso não é nada legal para seu bolso.”
Por isso, diz, “defina também de quantos vai participar e o valor teto de cada um. De preferência, o mínimo possível”.
Na verdade, o consultor sugere não participar de nenhum e se autopresentear. “E não se preocupe, ninguém vai deixar de ser seu amigo só porque não entrou no grupo. E sua família também vai continuar sendo sua família”, reforça.
4. Antecipe as compras
Antecipar as compras é sempre uma ótima opção. “Além de mostrar planejamento, você foge do caos das lojas, pois a cultura do brasileiro é sempre deixar para última hora”, sugere o consultor.
Por isso, tenha uma lista de prioridades, antecipe o que for mais urgente e evite compras muito perto do Natal.
5. Priorize compras pela internet
No geral, compras pela internet têm menores preços. “Eletrônicos, móveis e eletrodomésticos são os que mais chamam atenção, com variações desde 10% até 35% em alguns casos”, afirma Rodrigues. Um ponto de atenção, no entanto, é se antecipar. “Nessa época, o impacto na logística também é enorme e você corre o risco de não receber o presente no prazo.”
Maila sugere usar sites de comparação de preços, como o Bondfaro ou o Buscapé. “São ferramentas excelentes para saber se está pagando realmente barato e para evitar cair em falsas promoções”, completa.
Crédito: Halfpoint / Shutterstock
6. Negocie preços
Com um bom planejamento, o especialista em finanças diz que é possível se organizar durante o ano para guardar dinheiro e pagar à vista. “Na maioria dos estabelecimentos, você conseguirá entre 5% e 15% de desconto”, diz Maila.
No caso de compras pela internet, a negociação poderá ser realizada pelo SAC, solicitando um cartão de desconto, ou pelo WhatsApp da loja.
A dica de Rodrigues é “negociar o máximo que puder na condição que o vendedor oferecer e usar a compra à vista como última cartada”. Se for igual ao parcelado, ele sugere “aplicar a diferença em algum investimento de liquidez mensal: por menor que seja o rendimento, seu dinheiro vai aumentando enquanto paga as parcelas”.
7. Compre após as festas
Depois do Ano Novo, muitas lojas entram em liquidação. “Se a pessoa à qual você quer presentear não ficar triste de receber depois, irá economizar uma grande quantia”, avalia o consultor.
8. Faça Você Mesmo
Usar habilidades como mosaico, pathwork ou tricô/crochê é uma boa forma de economizar nos presentes de Natal. “Fora que o presente feito por você mesmo passa uma mensagem de um carinho e sentimento diferente pela pessoa”, finaliza Rodrigues.
Presentes, no geral, não precisam ser caros. Apostar na criatividade também é uma alternativa para não gastar muito.
Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário abaixo e baixe a planilha gratuitamente!
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
Poupar para os filhos é uma boa forma de garantir a longevidade financeira da sua família
5 erros que você está cometendo agora e que fazem você perder dinheiro
Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?