As épocas festivas de fim de ano são marcadas por eventos de trocas de presentes e reuniões comemorativas. Contudo, dentro de um cenário em que quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, cortas gastos é necessário. Os presentes criativos são, então, uma alternativa para não deixar de comemorar e presentear amigos e familiares.

Podendo ser usados, principalmente, nas festa de amigo secreto, presentes criativos podem custar muito pouco ou quase nada. Uma maneira de comprometer o orçamento familiar e não deixar de participar de comemorações.

De acordo com Fátima Barreiros, pedagoga e empreendedora, é importante pensar no que a pessoa gostaria de ganhar, independentemente do poder aquisitivo e do valor de cada presente.

Ela conta que uma das estratégias que usa é pensar na profissão da pessoa e, dessa forma, planejar presentes criativos. “A pessoa trabalha no escritório e tem a sua mesa? Eu penso em uma planta para que ela cuide. Se aquela outra pessoa escreve muito, eu vou procurar um lápis, uma caneta, algo diferenciado. Uma coisa que, toda vez que a pessoa olhe, seja direcionado para uma memória afetiva”, conta a empreendedora.

Para Fátima, a memória criada é algo mais importante que o valor do presente.

“Qual é a memória que o seu presente vai criar e que esteja relacionado com você e com a pessoa presenteada? Acho isso muito bacana e sempre busco isso, tanto com os adultos quanto com as crianças.”

Filha dá presente e abraça sua mãe idosa. Imagem para ilustrar matéria sobre presentes criativos. Crédito: Pond Saksit/shutterstock

Confira uma lista de presentes criativos e acessíveis

Cada relação entre pessoas é marcada por histórias e criar memórias pode aproximar ainda mais os relacionamentos. Por isso, presentes criativos e, principalmente, os do estilo “faça você mesmo”, além de mais baratos, carregam muito afeto, estreitando as relações.

Veja abaixo algumas sugestões que não pesam no bolso e têm muita personalidade:

  • Carta 

Uma carta é um presente que expressa sentimentos e uma forma de relembrar, com as palavras, o quanto se gosta de alguém. Além disso, é uma lembra que costuma ser guardada por toda a vida.

  • Álbum digital de fotos

Um álbum digital é uma maneira de colecionar fotos e momentos sem a necessidade da impressão e com a facilidade do compartilhamento.

Além disso, existem plataformas gratuitas para a criação de álbuns, como o Google Fotos e  Flickr.

  • Passeio pelo parque mais próximo

Olhar a cidade e os parques de outra forma também é uma maneira de criar memórias. Que tal, então, organizar um piquenique e dar uma volta fora de casa para aproveitar um tempo de qualidade com as pessoas que ama?

  • Porta-retrato com uma foto memorável

Um porta-retrato pode parecer um presente clichê, mas acompanhado de uma foto memorável pode trazer ainda mais lembranças incríveis.

  • Jantar especial

Doar o seu tempo também é uma forma criativa de presentear. Preparar um almoço ou jantar especial para a família e amigos. Para surpreender, descubra o que os seus convidados gostam e faça uma das receitas favoritas como presente.

  • Vaso de planta

Uma planta, por menor que seja, pode mudar o ambiente e trazer mais vida e alegria para as casas. Além disso, não precisa ser cara. Plantas podem ser multiplicadas e compartilhadas, dando ainda mais significado ao presente. Basta tirar uma muda de uma planta que você já tenha para presentear.

  • Livros de sebo

Dar livros pode ter ainda mais significado quando eles possuem suas próprias histórias e trajetórias. Procure o presente em sebos ou brechós e veja como o universo do reuso pode ser surpreendente e, ainda, caber dentro do bolso.

  • Caixa de memórias

Em uma caixa, pote ou qualquer recipiente, junte cartas, fotos e memórias construídas com a pessoa que deseja presentear. Aproveite e coloque também algo feito pelas suas próprias mãos, deixando o presente ainda mais afetuoso. Certamente será lembrado com muito carinho.


O cuidado com as finanças, principalmente na reta final do ano, pode mudar a sua relação com o dinheiro nos próximos meses. Faça o teste abaixo e descubra se você sabe guardar dinheiro.

Leia também:

8 dicas importantes para evitar desperdício na ceia de Natal

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023

Poupar para os filhos é uma boa forma de garantir a Longevidade Financeira da sua família

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: