Época de Natal costuma ser época de presentes. E realizar um amigo secreto no Natal pode ser uma opção interessante para todos da família ganharem uma lembrança sem que ninguém tenha que apertar o bolso para isso. Afinal de contas, quem participa só precisa comprar um presente, não vários.

Uma pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil indicou as três principais razões para as pessoas quererem participar de um amigo secreto. Entre elas está o menor gasto com presentes. Além disso, metade dos respondentes disse gostar da brincadeira e outra parte disse que participa para não levar fama de antissocial.

Mas será que organizar um amigo secreto no Natal pode ser realmente econômico para todos? A resposta é sim, desde que sejam definidos alguns pontos antes. 

Mãe e filha realizando amigo secreto no Natal

Foto:Vergani Fotografia/Shutterstock

O que considerar ao propor um amigo secreto no Natal?

Para começar é preciso considerar que participar de um amigo secreto no Natal pode ajudar a economizar. Imagine uma família com 10 pessoas. Se a intenção for dar algo para todos, a brincadeira permitirá que cada um gaste com apenas um presente e não com 10.É preciso, porém, definir valores mínimos e máximos de cada presente. Dessa forma ninguém gasta mais do que o recomendável.

A  definição de limites para os presentes de fim de ano foi, aliás, foi abordada por educadores financeiros em live realizada pelo Instituto de Longevidade. “Somos um povo que gosta de presentear, às vezes sem necessidade e sem condição. Gastamos o que não podemos para agradar, a primeira orientação é não fazer nada para agradar”, disse Gilmara Gonzalez. Já Eduardo Oliveira sugeriu que fossem dadas apenas lembrancinhas dentro de um limite"Tem que mudar os hábitos, a mentalidade", afirmou.

Que tal um amigo secreto menos consumista?

Também pode ser válido definir o tipo de presente para ser comprado. Por exemplo: você pode propor um amigo secreto no Natal com livros, com chocolates ou com qualquer outra coisa. 

E se a situação estiver apertada, o amigo secreto no Natal pode ser menos consumista. Que tal presentear alguém com uma carta carinhosa em vez de presente? Pode ser uma lembrança ainda mais bonita. 

É importante também considerar o número de amigos secretos limite antes de topar participar de todos. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e você pode gastar além do que devia. 

Amigo secreto no Natal pode ter sorteio virtual

E como fazer um amigo secreto no Natal sem reunir a família ou os amigos antes da data? Nesse caso dá para realizar o sorteio virtualmente. Existem sites e aplicativos que possibilitam formar grupos, definir o valor dos presentes e a data da confraternização. Dá até para montar uma lista de desejos. 

Confira algumas opções:


Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Leia também:

Chegamos ao fim do ano; você está pronto para 2023? 

43% dos brasileiros vão usar o décimo terceiro para pagar dívidas 

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023 





Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: