O Natal costuma ser uma época de fartura. As casas ficam mais cheias de gente e as mesas mais cheias de alimentos. Por outro lado, o desperdício na ceia de Natal é algo preocupante e que também afeta o bolso.
“Sentar à mesa com quem amamos para compartilhar comidas gostosas é algo mágico. Porém, também é a época em que as famílias extrapolam seus gastos, principalmente por causa do 13º salário e da falsa ilusão de que você deve gastar mais”, explica a educadora financeira Maria José Lopes Almeida.
É possível, porém, combater o desperdício na ceia de Natal, mas antes das dicas, vamos ao cenário. O desperdício na ceia de Natal não é o único ao longo do ano. Na verdade, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos. São cerca de 60 kg de alimentos por ano.
Reduzir o desperdício e estar mais atento ao consumo consciente quando se trata de alimentos também é importante e faz parte do pilar Gastar bem da Longevidade Financeira.
Crédito: Kleber Cordeiro/Shutterstock
Planejamento ajuda a evitar desperdício na ceia de Natal
Com a ajuda da educadora financeira, separamos algumas dicas para quem está consciente e quer evitar desperdício na ceia de Natal. Confira:
1. Dialogue com a família
Fale sobre o que desejam consumir na ceia e foque apenas no que é necessário ao fazer as compras: Ir ao supermercado levando uma lista é uma ideia válida para evitar desperdício na ceia de Natal, por isso é importante planejar com antecedência o que será servido e estabelecer um valor limite para as compras, substituindo produtos importados pelos nacionais.
2. Coloque no prato apenas o que vai consumir
Essa dica vale para todos e a qualquer momento do ano na verdade. É sempre melhor colocar pequenas porções no prato - e repetir se tiver vontade - que colocar demais e sobrar comida. Você já deve ter visto, inclusive, restaurantes por quilo que cobram taxas extras para quem deixa comida no prato. Por que não usar a técnica para evitar desperdício na ceia de Natal?
3. Esteja atento às promoções da época
O Natal é uma época de muitas promoções. Devido ao 13º salário e à própria motivação trazida pelos encontros natalinos, o comércio aproveita e oferece tudo que é possível. A educadora financeira sugere que sejam pesquisados os preços em pelo menos três lugares antes das compras.
4. Cuidado para os alimentos não estragarem
Armazene bem os produtos perecíveis e veja quais estragam mais rápido. Ter cuidado com o armazenamento é importante, especialmente quando se trata de frutas, legumes e verduras. Comprar uma quantidade maior que a de costume em razão das festas pode ser uma porta aberta para o desperdício.
5. Tenha foco na organização
Organize os armários e a geladeira para que a bagunça não impeça de ver o que já tem por lá. A bagunça pode impedir que você veja muitas coisas que já têm em casa e acha que não tem. Com isso, pode até acabar comprando de novo. Procure tirar umas horas nessa fase do ano e organizar tudo antes de ir às compras.
6. Atenção à validade
Estar atento à validade dos produtos é importante para evitar desperdício, especialmente se você comprar algo em promoção ou em quantidade maior.
7. Divida os gastos com os familiares
Uma dica que pode ajudar a combater o desperdício na ceia de Natal e ainda divertir a família é sortear um prato para cada um levar. “Se você receber mais de 15 pessoas, por exemplo, uma parte fica responsável por levar as bebidas e outra parte, as comidas”, afirma a educadora financeira.
8. Não exagere nos valores dos presentes
“Prefira exagerar no amor e carinho nesta data”, conclui Maria José.
Tem dúvidas se como se organizar financeiramente para o fim do ano? Baixe a planilha abaixo e veja como ter mais organização financeira ainda nesse ano!
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
Presentes criativos: ideias que custam muito pouco ou não custam nada
8 dicas para você economizar nos presentes de Natal e encerrar o ano sem dívidas
Presentes simples de Natal: idosos do Lar Cuidar Mais surpreendem internet com seus pedidos