De acordo com a pesquisa realizada pela fintech Onze, 43% dos brasileiros pretendem usar o décimo terceiro para pagar dívidas. A decisão está relacionada com a alta nos preços dos alimentos, que foi o fator que mais impactou o orçamento das famílias.

A pesquisa realizada pela fintech de saúde financeira e previdência privada ouviu 1587 trabalhadores de todo o Brasil. Dos entrevistados, 43% estão com as contas atrasadas, sendo que 67% estão negativados. O cartão de crédito representa a dívida mais comum (64%), seguido pelo empréstimo pessoal/consignado (26%) e pelas contas da casa (24%).

Para 34% dos entrevistados, o preço dos alimentos foi o que mais afetou o orçamento, causando dívidas. O desemprego ficou em segundo lugar nas respostas, com 22%, e a desorganização financeira em terceiro, com 17%.

Décimo terceiro salário ainda será usado para compras de Natal?

A pesquisa indica que a intenção de uso do décimo terceiro para compras de Natal reduziu. Em 2021, 26% pretendiam usar o pagamento para essa finalidade. Neste ano, no entanto, apenas 9% dos entrevistados têm esse objetivo.

Já outros 13% dizem que utilizarão o dinheiro para os gastos de começo de ano, como o IPTU e as matrículas escolares. Outros 9% querem poupar o décimo terceiro salário.
Close da mão feminina segurando um saco de compras vermelho cheio de presentes embrulhados em diferentes papéis. Imagem para ilustrar a matéria sobre décimo terceiro.

Crédito: Nito/shutterstock

Outros objetivos para o uso do décimo terceiro

Além do pagamento de dívidas, ainda existem aqueles que pretendem usar o dinheiro para viagens. Mesmo com queda, sendo 11% em 2021, 7% dos entrevistados planejam viajar com o valor.

Um dado também levantado pela pesquisa é a intenção de investir. Em 2022, 7% pretendem investir o décimo terceiro. Desses, 38% vão investir entre 20% e 50% do salário.

O perfil de investimento do grupo também está definido, já que a maioria pretende aplicar em renda fixa (32%). Em seguida, outros vão alocar dinheiro na poupança e fundos de investimento, ambos com 21%. As ações ficam com 14% das respostas.

Aqueles que não vão investir o décimo terceiro (40% dos entrevistados) alegam que o principal motivo é ter outras prioridades de gastos.

Expectativas para 2023

O levantamento ainda indica que 85% dos entrevistados estão otimistas para o próximo ano. Das respostas, 40% informam está em o bom momento pessoal e 37% alegam que o motivo é novo presidente eleito.

Para a consultora financeira da Onze, Ana Paula Netto, indagando a importância da educação financeira:

"O atual cenário econômico de alta da inflação e consequente alta dos preços deixou muitos brasileiros em uma situação financeira difícil. Diante de uma realidade em que as pessoas estão endividadas, investir ou ter gastos extras pode realmente não ser uma opção. Mas o que me chama mesmo a atenção são os 17% de endividados por desorganização financeira. O que pode ser feito para que esse número seja revertido ao longo do próximo ano?”


O quanto você sabe sobre o seu dinheiro é importante para a manutenção da sua renda. Faça o teste abaixo e descubra como anda a saúde do seu bolso.

Leia também:

Educação financeira e os reflexos na construção da independência financeira das mulheres

Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo CNC

Especialistas explicam como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: