“Não, obrigado.” Ouvir uma negativa a uma vaga pode não ser muito comum em tempos de turbulência política e econômica. Mas, há casos, em que é melhor recusar vaga e agradecer a oportunidade do que aceitá-la. É o que ensina a especialista em desenvolvimento de pessoas Maria do Carmo Marini.

Para quem está no mercado de trabalho, é preciso considerar o que a vaga pode trazer de novo: benefícios, desafios e motivação. “Mudar poderá ser uma boa oportunidade de achar algo que lhe dê mais satisfação.”

Quem está desempregado talvez não tenha tantas escolhas. “Mas tenha certeza de que não existe a possibilidade de encontrar algo que lhe dê mais satisfação antes de descartar definitivamente a oferta atual.”

Segundo ela, que é mentora do laboratório para executivos CEOlab e parceira estratégica no Centro de Carreiras da USP, aos 50 anos ou mais, a pessoa chegou à maturidade pessoal e profissional. “Você está pleno de experiências, com conhecimento ampliado, serenidade. A aceitação ou a recusa depende muito da necessidade e do que projeta para a vida.”

Marini explica que o profissional mais qualificado é considerado “um recurso interessante para uma empresa, mesmo que muitas não reconheçam tanto quanto deveriam”. “Veja com bastante cuidado se a posição lhe serve e recuse se não for adequada ao seu momento”, considera a especialista.

Mas quem está sem trabalho há muito tempo pode considerar algo que não esteja à altura. “Só vale aceitar se estiver realmente precisando por razões financeiras ou emocionais”, avalia.

E, ao dizer sim, deve-se ter uma estratégia em mente. Como a de usar a vaga como trampolim para um posto melhor – fora ou mesmo dentro da empresa. “Aproveite todas as oportunidades para demonstrar que sua capacidade vai além do que é exigido de você, fique atento às oportunidades e continue buscando algo que seja do seu tamanho e lhe traga realização.”

Marini recomenda ainda ampliar o leque e mapear outras áreas, como as de educação, atendimento ao cliente e empreendedorismo social. “Algumas startups já estão vendo o pessoal mais experiente como alternativa de mentoria e consultoria em administração, finanças e gestão de pessoas.”

Compartilhe com seus amigos