O número de trabalhadores com mais de 50 anos subiu 110,6% no Brasil em 15 anos. Em 2006, 4,4 milhões de pessoas nesta faixa etária estavam no mercado de trabalho. Em 2021, o número passou para 9,3 milhões. Os dados foram divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e fazem parte da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

De acordo com o levantamento, enquanto o estoque de emprego geral no período subiu 38,6%, houve um aumento quase três maior para os trabalhadores com mais de 50 anos. Em 2006, eles ocupavam 12,6% das vagas, e em 2021, 19,1%.

Vem aumentando número de trabalhadores com mais de 50 anos no mercado

Foto: fizkes.com/shutterstock

Trabalhadores com mais de 50 têm mais oportunidades quando têm maior nível de escolaridade

Outro ponto importante mostrado no levantamento é que os trabalhadores com mais de 50 e maior nível de escolaridade encontraram mais vagas disponíveis. Ou seja, é preciso continuar estudando independentemente da idade para conseguir melhores oportunidades. Os maiores salários para essa faixa estiveram na indústria, especialmente a de transformação.

A base de dados da RAIS indica que há uma tendência irreversível de envelhecimento da força de trabalho no Brasil, por isso, requalificação é um ponto-chave. Cada vez mais os brasileiros ganham longevidade e, com isso, governo, empresas e instituições de ensino precisam lançar iniciativas que vão de encontro a esse público. Em 15 anos, o número de brasileiros com mais de 50 anos aumentou 63,2%. 

Apesar do aumento no número de trabalhadores com mais de 50 nos últimos anos, ainda existe um desafio relacionado à equidade de gênero no trabalho. O levantamento mostrou que apesar do crescimento de mulheres com mais de 50 ter sido maior no Censo Demográfico, há menos da metade delas trabalhando (42,4%). 

Instituto oferece mais de 300 cursos online gratuitos para requalificação

Sabemos que buscar requalificação para atender às demandas do mercado de trabalho nem sempre é fácil. Mas o Instituto da Longevidade pode te ajudar com isso! São mais de 300 cursos online gratuitos à sua disposição. Não perca mais tempo e amplie suas chances de conseguir uma vaga.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.



Leia também:

Veja 5 cursos gratuitos sobre finanças pessoais 

4 dicas para quem tem 40 anos ou mais e está em busca de emprego 

Segunda carreira: como dar o primeiro passo? (


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: