Como consequência do anúncio do novo salário mínimo, os benefícios de aposentados e pensionistas também sofrerão reajuste. Isso porque, de acordo com a legislação, nenhum pagamento do INSS pode ser menor que o mínimo vigente. Com isso, quem ganha R$ 1.320 de aposentadoria passará a receber R$ 1.412 a partir de janeiro de 2024. O mesmo vale para quem receber pensão ou qualquer outro benefício

Diferente dos anos anteriores, o novo valor foi calculado com base nova política de valorização do salário mínimo. 

A nova regra, aprovada pelo presidente Lula (PT) em agosto deste ano, define que o valor do salário mínimo será corrigido com base na inflação do ano anterior, de acordo com o INPC, somado à variação positiva do PIB dos dois anos anteriores.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é o índice responsável por medir os avanços da inflação no país. Desde 2020, o cálculo do salário mínimo é considera o INPC para reajuste do valor. 

Um senhor segurando notas de dinheiro. Imagem para ilustrar a matéria sobre os benefícios de aposentados e pensionistas.

Crédito: FJZEA/shutterstock

Quando os benefícios de aposentados e pensionistas serão pagos?

Como a folha de pagamentos de dezembro de 2023 ocorre entre os dias 21 de dezembro a 3 de janeiro, o reajuste será aplicado a partir de 25 de janeiro de 2024. Isso porque os pagamentos dos benefícios do início de janeiro ainda dizem respeito a folha de dezembro de 2023.

Vale ressaltar que o calendário do INSS de 2024 já foi divulgado e será pago de acordo com o final do número do cartão de benefício do assegurado.

Aqueles que possuem dificuldade de acesso à internet, podem ligar diretamente para a Central 135. Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. Esse é um procedimento do INSS para evitar fraudes. 

O atendimento fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.


E como está sua relação com o dinheiro ultimamente? Para ter um bom planejamento em 2024, conheça os cinco pilares da Longevidade Finaneira e veja como ter um maior controle de suas finanças. Baixe agora e gratuitamente!

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Pagamentos do INSS já têm calendário previsto para 2023; confira as datas

Salário mínimo atualizado: valor oficial de 2024 foi anunciado

Vida pós-aposentadoria pode fazer bem à saúde, mas é necessário se planejar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: