Com a liberação dos serviços de perícia médica em todo o país desde setembro, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão realizar a prova de vida para que seus benefícios não sejam suspensos. 

A obrigatoriedade do procedimento havia sido suspensa no início da pandemia do novo coronavírus, em março, com o intuito de evitar aglomerações em agências. A medida prevalece até o dia 31 de outubro, porém não existe previsão de que continuará após essa data.


Evite a suspensão do seu benefício. E se precisar de um dinheiro extra, aposentados e pensionistas do INSS podem pegar um empréstimo consignado. Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais!


Dessa forma, beneficiários do INSS deverão agendar a prova de vida após outubro. Caso contrário, deixarão de receber o pagamento de seus benefícios a partir de novembro. Quem desejar, pode fazer o agendamento já em outubro.

Prova de vida evita a suspensão dos benefícios do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS que recebem pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético precisam comprovar anualmente que estão vivos. Aqueles que não o fazem há mais de um ano podem ter o recurso suspenso. Além disso, após seis meses, o pagamento é interrompido. 

O agendamento para marcar a prova de vida pode ser feito on-line, no portal do INSS, ou pelo aplicativo Meu INSS (disponível nos sistemas iOS e Android).

Prova de vida digital

No final de outubro, o INSS começou a testar o uso da biometria facial para promover a prova de vida com a participação de 500 mil segurados. Caso os resultados sejam positivos, esses selecionados não precisarão se encaminhar até as agências para o procedimento comprobatório.

A prova de vida digital funciona por meio do reconhecimento facial, que é feito com a câmera do celular enquanto conectada ao aplicativo Meu INSS e do aplicativo do Governo, Meu gov.br. Assim, será possível identificar se é a mesma pessoa que informou o CPF no cadastro do INSS.

Por ainda estar em fase de testes, o recurso não está disponível para todos, apenas para aqueles selecionados para participarem do projeto.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: