O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passa a disponibilizar o "Meu INSS", um portal que concentra os serviços oferecidos pelo órgão. Por ele, é possível ter informações sobre benefícios e vida laboral do segurado.

Para se cadastrar, o beneficiário tem de preencher um formulário, com dados como número do CPF, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, receberá um código de acesso. Com ele em mãos, é preciso telefonar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, para que seja feita a conferência de dados. A ligação é gratuita de telefones fixos e públicos. De celular, o custo é de uma chamada local. Quem preferir pode ir a uma agência.


Quer saber quando você vai se aposentar segundo a proposta de reforma da Previdência? Clique aqui e conheça o simulador que desenvolvemos para você.


Ao se cadastrar, o segurado tem acesso ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que reúne informações sobre a vida laborativa, com dados sobre empresas empregadoras, períodos trabalhados, remunerações e contribuições previdenciárias.

Meu INSS Plataforma Meu INSS

Segundo o INSS, a ferramenta busca “facilitar o requerimento de aposentadorias e outros benefícios”, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. Com os dados no sistema, é mais simples saber se há documentação pendente, por exemplo, antes de fazer agendamento em uma agência.

Na plataforma, há área para carta de concessão (documento com informações sobre o cálculo do valor do benefício e o banco responsável pelo pagamento), consulta de revisão de benefício e Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para estudantes, o portal oferece diversas comprovações necessárias para solicitar bolsas do PROUNI e recursos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

A proposta do INSS é aumentar as funcionalidades do site para que o cidadão possa ter mais autonomia para requerer benefícios. Entre elas, estão previstas as áreas de “Histórico de Crédito e Consignação”, “Situação e Declaração de Benefício”, “Nada Consta”, "Acompanhamento de Perícia Médica” e "Simulação de Tempo de Contribuição".

Compartilhe com seus amigos