Estudo realizado pela Serasa indica que muitos brasileiros deixam o plano financeiro para aposentadoria para os últimos anos de trabalho. O levantamento, conduzido pelo Instituto Opinion Box, entrevistou 1.052 pessoas aposentadas ou prestes a se aposentar em janeiro de 2025. Os resultados mostram que 60% dos entrevistados iniciam o planejamento apenas cinco anos antes da aposentadoria.

A falta de planejamento impacta diretamente a estabilidade financeira na fase pós-trabalho. Entre os entrevistados, 37% admitiram que não se prepararam financeiramente. Além disso, 53% tiveram que continuar trabalhando para complementar a renda. Para aqueles que se organizaram com antecedência, 70% buscaram fontes alternativas de renda nos cinco anos anteriores à aposentadoria.

Consequências da falta de planejamento

A pesquisa aponta que 48% dos aposentados sentem instabilidade financeira, enquanto 45% têm receio de se endividar. Outro dado preocupante é que 64% consideram o valor da aposentadoria insuficiente para manter o padrão de vida desejado.

As maiores despesas dos aposentados são alimentação e saúde. O levantamento mostra que 60% já recorreram a créditos ou empréstimos para cobrir esses custos essenciais. Essa realidade reforça a importância de um plano financeiro para aposentadoria estruturado com antecedência.

Mãos masculinas segurando notas de 50 reais, para ilustrar a matéria sobre plano financeiro para aposentadoria. Crédito: Vergani Fotografia/Shutterstock 

Plano financeiro para aposentadoria exige planejamento antecipado

Para evitar dificuldades, o especialista da Serasa em educação financeira, Thiago Ramos, destaca a importância de um planejamento detalhado. “É fundamental que o trabalhador prestes a se aposentar se planeje financeiramente, prevendo os possíveis ganhos e gastos que devem ocorrer ao longo dos anos, principalmente, para aqueles que desejam parar de trabalhar logo após começarem a receber o benefício”, afirma Ramos.

Ele também reforça que quem já está aposentado pode criar um controle financeiro mais rigoroso. “Para quem já se aposentou, mas ainda possui dificuldades, o ideal é criar um controle financeiro e estabelecer um fluxo de acordo com a sua realidade”, orienta.

Diante dos desafios financeiros apontados, a pesquisa reforça a necessidade de iniciar o plano financeiro para aposentadoria o quanto antes. Com um planejamento estruturado, é possível garantir maior estabilidade e segurança na terceira idade.


Quer aprender a organizar as suas finanças? Baixe gratuitamente o Guia de Longevidade Financeira e saiba os principais pilares para cuidar bem do seu dinheiro!

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Dificuldade no planejamento financeiro preocupa a maioria dos brasileiros, indica pesquisa

Planejamento financeiro: confira passo a passo para você construir o seu

Dinheiro acaba antes do fim do mês para 63% dos trabalhadores com carteira assinada

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: