Após se aposentar, é muito comum que o rendimento das pessoas diminua. Com isso, ao surgir despesas inesperadas, pessoas com 60 anos podem apresentar desafios financeiros significativos. Além disso, a exposição a possíveis golpes e tentações de empréstimos com taxas abusivas pode agravar ainda mais a situação financeira já delicada. Por isso, confira dicas para organizar as finanças e ter mais Longevidade Financeira.

Antes de pensar nas dicas para organizar as finanças, em primeiro lugar, é essencial adequar o estilo de vida ao nível de renda disponível. Em outras palavras, é preciso viver dentro de suas possibilidades financeiras.

Além disso, o planejamento financeiro no processo de envelhecimento velhice é uma forma de garantir a realização de desejos e aspirações. Ainda, é uma maneira de proporcionar uma sensação de segurança e liberdade na tomada de decisões.

Para iniciar esse processo, foque na elaboração de um orçamento pessoal detalhado. Nele, identifique dívidas, despesas fixas e variáveis, bem como a criação de uma reserva de emergência. Aqueles que enfrentam dificuldades para organizar suas finanças podem acessar gratuitamente a planilha de planejamento financeiro, feita pelo Instituto de Longevidade.

Um casal de idosos usando calculadora para organizar as finanças. Imagem sobre a matéria de dicas para organizar as finanças. Crédito: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock

Confira 10 dicas para organizar as finanças depois do 60 anos

1. Registre todas as despesas

Manter um registro detalhado de todos os gastos, independentemente do valor, permite uma melhor compreensão dos padrões de consumo. Isso facilita o controle financeiro. Identificar os momentos em que há maior propensão a gastar também é essencial para exercer autocontrole.

2. Se necessário, compre em grandes quantidades

A compra de produtos em grande volume pode resultar em descontos significativos. Além disso, compartilhar compras com vizinhos ou amigos pode ser uma estratégia eficaz para economizar.

Mas atenção! Não caia na armadilha de comprar muito mais do que precisa apenas pela promoção. Caso compre em grande quantidade, que seja algo realmente necessário.

3. Pesquise os preços

Entre as dicas para organizar as finanças, a pesquisa de preços é essencial. Comparar valores em diferentes estabelecimentos é uma estratégia para encontrar as melhores ofertas. Especialmente para itens como medicamentos, cujo custo pode representar uma parte significativa do orçamento mensal.

4. Tenha um limite o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito deve ser utilizado com moderação. Optar por pagar as despesas do dia a dia com o saldo disponível na conta corrente é uma maneira eficaz de evitar dívidas desnecessárias.

Para aqueles que fazem uso de pontos, milhas ou serviços exclusivos de redes de cartões de crédito, é preciso analisar as vantagens oferecidas. Dessa forma, avalie os benefícios e verifique os gastos possíveis para não se endividar.

5. Se possível, evite empréstimos consignados

Os empréstimos consignados, apesar de oferecerem condições atrativas, podem representar um risco financeiro significativo devido às altas taxas de juros. Recorra a esse tipo de empréstimo apenas em situações de necessidade ou com o planejamento prévio adequado.

6. Esteja atento a golpes

Manter-se informado e vigilante em relação a possíveis golpes financeiros é um ponto de altíssima atenção. Evite clicar em links desconhecidos, fornecer informações pessoais por telefone ou depositar valores antecipadamente são medidas de segurança essenciais.

7. Transforme hobbies em fonte de renda

Explorar habilidades e hobbies pode ser uma maneira gratificante de gerar uma renda adicional na terceira idade, ao mesmo tempo em que proporciona uma sensação de realização pessoal. Além disso, é uma boa forma de ter uma renda extra.

8. Reserve 10% da renda

Criar o hábito de economizar pelo menos 10% da renda mensal pode garantir uma reserva financeira para enfrentar imprevistos e realizar sonhos futuros. Saiba como fazer uma reserva de emergência clicando aqui.

9. Diversifique os investimentos

Investir em produtos de renda fixa, como tesouro direto e CDB, pode oferecer segurança e estabilidade financeira na terceira idade. Reduzir os riscos à medida que se envelhece é fundamental para proteger o patrimônio acumulado ao longo da vida.

10. Realize seus sonhos

Um planejamento financeiro bem elaborado deve incluir a realização de sonhos e desejos pessoais. Priorizar experiências e momentos significativos contribui para uma vida plena e satisfatória na terceira idade.

Cuidar das finanças depois dos 60 anos requer disciplina, planejamento e atenção constante. Ao adotar hábitos financeiros saudáveis e tomar decisões conscientes, é possível desfrutar de uma vida tranquila, realizada na fase mais madura da vida e conquistar a Longevidade Financeira.


Seus planos para hoje e para o futuro podem ter uma melhor organização se for colocado na ponta do lápis. Baixe a Planilha de Realização dos Sonhos e veja como encontrar o melhor caminho para realizar os seus!

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

Independência financeira de pessoas idosas: educação é capaz de empoderar

Baixe agora mesmo o seu Guia da Longevidade Financeira e descubra como fazer seu dinheiro render

Poupar certo agora para garantir sua Longevidade Financeira

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: