Está pensando em pegar um empréstimo? O que levar em conta ao contratar um empréstimo consignado? Dentre as várias opções no mercado, o consignado se destaca por trazer vantagens nas taxas e no prazo para pagamento. Nessa modalidade de crédito, o pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento de salário ou benefício do INSS dos aposentados.
Porém, como qualquer tipo de contratação de crédito, é preciso estar atento ao que se deve levar em conta ao contratar um empréstimo consignado. Confira a seguir informações sobre esse tipo de crédito e o que observar antes de contratar.
Crédito: Alison Nunes Calazans/Shutterstock
O que levar em conta ao contratar um empréstimo consignado?
Antes de responder a questão acima, primeiro é preciso entender o que é um crédito consignado e como ele funciona. Veja abaixo algumas perguntas e respostas fundamentais para planejar a contratação desse tipo de empréstimo.
O que é empréstimo consignado?
É um tipo de crédito concedido apenas a aposentados ou pensionistas do INSS. Após contratado, terá suas parcelas de pagamento debitadas diretamente no salário ou benefício do INSS de quem contratou o empréstimo.
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
Por ser debitado diretamente na folha de pagamento do salário ou aposentadoria, os riscos dessa modalidade de crédito para a instituição emissora do empréstimo são menores. Ou seja, há menos chances de que o beneficiário fique inadimplente no pagamento do empréstimo. Por isso, as taxas de juros praticadas são menores e o crédito é liberado por um custo mais vantajoso.
Além disso, a taxa de juros é fixa, ou seja, não altera conforme o número e valor das parcelas. Outra vantagem é que o prazo para pagamento no empréstimo consignado é maior, podendo chegar até a 84 meses.
Quanto tempo leva para ter o dinheiro em mãos?
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o crédito consignado é liberado em até dois dias úteis após a confirmação do INSS de que houve liberação do empréstimo.
Tem limite para contratação?
Sim, a aprovação do crédito consignado depende da verificação da sua margem consignável. Isto é, o desconto para pagamento do seu empréstimo só poderá comprometer o limite de até 30% do seu salário ou benefício (durante a pandemia, o Banco Central elevou o limite para 35% do salário).
Como o empréstimo consignado pode ser usado?
Ao contrário de outros empréstimos, que devem ser usados para fins específicos, como adquirir um imóvel, o empréstimo consignado você poderá usar como quiser: fazer uma reforma, pagar dívidas que tenham taxas de juros mais altas, comprar bens, pagar uma conta inesperada ou mesmo realizar uma viagem dos sonhos.
Porém, a recomendação dos especialistas em Longevidade Financeira é ter um planejamento claro para o uso do dinheiro. Por isso, o primeiro passo é saber exatamente quanto você precisa e qual finalidade terá aquele montante. Em seguida, faça a readequação e planeje o seu orçamento familiar para o período em que pagará o empréstimo, afinal, como o pagamento será descontado do seu salário, sua renda mensal cairá.
Precisa contratar outro produto ou serviço do banco?
Não é preciso ser correntista no banco, nem receber o seu salário na mesma instituição financeira na qual você vai contratar o empréstimo. Conforme o PROCON, os bancos não podem obrigar o cliente a adquirir outro produto ou serviço da instituição como condição para obter o empréstimo consignado. O ato é considerado venda casada, uma prática caracterizada como abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.
Entretanto, de forma a garantir a segurança da operação, o valor do empréstimo é creditado diretamente na conta em que a pessoa recebe o salário ou benefício. Além disso, o empréstimo consignado deve ser obrigatoriamente contratado no mesmo estado em que o aposentado ou pensionista reside e recebe o benefício.
O que olhar antes de contratar um empréstimo consignado?
A instituição financeira deve ser autorizada pela Previdência Social a realizar esse tipo de operação. Esteja seguro de que a instituição financeira passou todas as informações sobre: o valor total financiado; a taxa de juros mensal e anual; o valor e a periodicidade das prestações para pagamento do empréstimo; além dos acréscimos remuneratórios, tributários e moratórios.
E atenção!!!
É vedada a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou outras taxas administrativas. Garanta, ainda, que você receba pelo menos uma via do contrato com identificação e assinatura das partes. Em seguida, guarde-o em local seguro e adequado.
Com o dinheiro em mãos, o que fazer?
Primeiramente, se organize para que o dinheiro seja utilizado de forma programada e exclusivamente para a finalidade pela qual foi solicitado o crédito. Lembre-se que sua renda mensal cairá. Então, para não se endividar enquanto realiza o pagamento do empréstimo consignado, reduza suas despesas.
Planejamento é fundamental para garantir a Longevidade Financeira. Por isso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e ter mais controle quando o assunto é tomar crédito. Baixe gratuitamente a Cartilha de Crédito Consciente e veja como ter sucesso financeiro!
Leia também:
Crédito consignado: uma solução para aposentados que têm juízo
Quanto é possível pedir emprestado no crédito consignado?