O Diário Oficial da União (DOU) divulgou que a prova de vida do INSS, que garante os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está suspensa até o fim do ano de 2021.
A prova de vida é um procedimento que serve para evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
Com a suspensão, os beneficiados que não realizarem o procedimento não terão o cancelamento de seus pagamentos. Contudo, ainda segundo a portaria, a suspensão da rotina não impede a realização voluntária da comprovação de vida na rede pagadora de benefícios, nem configura possibilidade de recusa de realização do procedimento pela instituição financeira.
A partir de janeiro de 2022, a prova de vida voltará a ser obrigatória, devendo ser realizada no mês de aniversário do beneficiado. Caso haja ausência, os benefícios serão bloqueados.
Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock
Como realizar a prova de vida do INSS?
Em julho de 2021, a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória. Com a suspensão, será apenas exigida em janeiro de 2022.
É a possível realizar a rotina diretamente com o banco através do uso da biometria bancária cadastrada e também da visita ao banco, para aqueles que não usam biometria, levando documentos com foto, como o CPF.
Algumas instituições, como o Banco do Brasil, também disponibilizam a prova de vida através do aplicativo do banco, com o uso do reconhecimento para a biometria facial. Para a realização da solicitação do procedimento em domicílio, é necessário entrar em contato pela Central 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.
Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.
Leia também:
Benefícios cancelados pelo INSS? Conheça as possíveis causas e saiba como evitar
Mais rápido e prático: saiba como fazer prova de vida no caixa eletrônico
Descontos em Medicamentos: conheça o novo benefício do Instituto de Longevidade MAG