O Diário Oficial da União (DOU) divulgou que a prova de vida do INSS, que garante os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está suspensa até o fim do ano de 2021.

A prova de vida é um procedimento que serve para evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Com a suspensão, os beneficiados que não realizarem o procedimento não terão o cancelamento de seus pagamentos. Contudo, ainda segundo a portaria, a suspensão da rotina não impede a realização voluntária da comprovação de vida na rede pagadora de benefícios, nem configura possibilidade de recusa de realização do procedimento pela instituição financeira.

A partir de janeiro de 2022, a prova de vida voltará a ser obrigatória, devendo ser realizada no mês de aniversário do beneficiado. Caso haja ausência, os benefícios serão bloqueados.

Uma mão segurando um celular e acessando o aplicativo do Meu INSS. Ao fundo, uma carteira de trabalho. Imagem para ilustrar a matéria sobre prova de vida do INSS.

Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock

Como realizar a prova de vida do INSS?

Em julho de 2021, a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória. Com a suspensão, será apenas exigida em janeiro de 2022.

É a possível realizar a rotina diretamente com o banco através do uso da biometria bancária cadastrada e também da visita ao banco, para aqueles que não usam biometria, levando documentos com foto, como o CPF.

Algumas instituições, como o Banco do Brasil, também disponibilizam a prova de vida através do aplicativo do banco, com o uso do reconhecimento para a biometria facial. Para a realização da solicitação do procedimento em domicílio, é necessário entrar em contato pela Central 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Benefícios cancelados pelo INSS? Conheça as possíveis causas e saiba como evitar

Mais rápido e prático: saiba como fazer prova de vida no caixa eletrônico

Descontos em Medicamentos: conheça o novo benefício do Instituto de Longevidade MAG

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: