O governo liberou nesta segunda-feira, 25, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os depósitos devem ser feitos até o dia 6 de dezembro, junto com o pagamento do benefício de novembro, na conta corrente em que o segurado recebe o benefício mensal do INSS

O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro foi feito entre o final de agosto e início setembro. A medida provisória, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 5 de agosto, que antecipou a primeira parcela, teve como objetivo beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas e gerar uma injeção de R$ 21 bilhões na economia do país.

Para consultar o valor a ser recebido, acesse o site Meu INSS e confira o contracheque no Extrato de Pagamento de Benefício.

Como usar a segunda parcela do décimo terceiro

Para muitas pessoas, essa segunda parcela do décimo terceiro vem em um bom momento. É com esse dinheiro que vão quitar dívidas, comprar presentes de final de ano e até mesmo aproveitar os descontos da Black Friday.

No entanto, é preciso ficar atento. Eliandro Prado, empresário contábil e CEO da OmegaPrice, alerta para os riscos de não se planejar financeiramente e afirma que é importante não se empolgar tanto com esse dinheiro extra. “No geral, os brasileiros têm muitas dívidas acumuladas, por isso precisam tomar cuidado para não se endividarem ainda mais, especialmente nesta época do ano”.

De acordo com o empresário contábil, o ideal seria usar esse dinheiro para negociar as dívidas que já existem, antes de adquirir novas. “Se pensarmos em prioridades, a principal seria guardar o dinheiro para quitar as dívidas e sair do juros do cartão de crédito. Se sobrar dinheiro, investir”.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


O consultor financeiro e professor Dr. Luiz Felizardo Barroso também recomenda pagar todas as dívidas o mais rápido possível e esperar ficar livre delas para só depois investir. “O rendimento de qualquer investimento nunca será superior aos juros cobrados pela manutenção de suas dívidas. O melhor é, pois, ficar livre delas o quanto antes e assim que puder”.

Assim que estiver livre dessas cobranças financeiras, é hora de investir e aproveitar esse dinheiro extra. “Você pode aplicar em proveito próprio”, explica o consultor financeiro. “Pode ser investindo renda fixa, como um plano de previdência com a possibilidade de usufruir os recursos ainda em vida, ou fazendo aquela viagem dos sonhos, postergada por tanto tempo”.

Cuide do seu dinheiro e evite o interesse alheio

Um cuidado necessário para se ter é com as pessoas que pedem dinheiro emprestado logo nesta época do ano, quando o pagamento do décimo terceiro é feito. “Não faça alarde de que recebeu a segunda parcela do décimo terceiro para ninguém”, comenta Barroso. “Mantenha-se discreto quanto ao valor e tenha respeito aos seus planos de utilização do dinheiro”.

Muitos aposentados estão com o nome sujo no Serasa principalmente porque se endividaram no lugar dos filhos. “Às vezes o filho já sujou o nome e pede dinheiro para os pais para conseguir crédito. Os pais, então, ficam com o nome sujo, porque os filhos não pagam”, explica Eliandro. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serasa Experian em 2019, a taxa de inadimplência entre pessoas com mais de 61 anos foi a que mais cresceu entre março de 2018 e março de 2019. Além das dívidas adquiridas pelos filhos, os aposentados acabam se endividando por não terem dinheiro suficiente para se sustentarem. 

“Eles têm muitos gastos diários, principalmente com remédios, e às vezes precisam voltar ao mercado de trabalho para não se endividarem”, conta Eliandro. “Muitos aposentados não conseguem se planejar para ter uma boa aposentadoria, então é preciso tomar muito cuidado para não sujar o nome”.

Se estiver com dúvidas sobre o que fazer com o dinheiro e como não ter problemas por causa dele, busque ajuda. “Para não ser passado para trás, apenas aconselhar-se, se for o caso, com alguém de suas absoluta confiança”, afirma Barroso.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: