Falta pouco para a Black Friday e as lojas em todo o Brasil já começaram a disputar a atenção dos clientes com ofertas tentadoras nos mais variados produtos. Este ano, o dia tão aguardado pelo comércio e pelos consumidores será em 26/11, última sexta-feira de novembro.

Especialistas, no entanto, recomendam muita cautela antes de ir às compras. É importante se proteger de propagandas enganosas e prestações que podem comprometer o orçamento doméstico. Evite gastos desnecessários.

Saiba como não se endividar na Black Friday

Planeje suas compras

"O primeiro passo é ter em mente os itens que você precisa comprar e quanto dispõe para gastar, para não exagerar nas compras e adquirir uma dívida que se tornará um problema futuro", comenta Haroldo Monteiro, especialista em varejo e coordenador do MBA Gestão Estratégica no Varejo no Ibmec/RJ.

Pesquise antes de comprar

Monteiro também explica que o processo de compra deve começar com uma pesquisa, feita de preferência com bastante antecedência. "Vá anotando a variação de preços e pesquisando em vários sites”, explica. Assim, quando surgir uma promoção, você terá certeza se o produto está realmente mais barato ou não, e se a compra compensa. “Só compre se a oferta valer a pena", aconselha o coordenador.

Não compre apenas por comprar

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, é categórico: “Não compre se precisar se endividar para isso”. Analise antes sua condição financeira e se a compra vai impactar negativamente no orçamento de sua família. Nem sempre vale a pena consumir algo só porque está barato.

Descubra o melhor dia para fazer suas compras

Às vezes, o dia da Black Friday nem sempre é o melhor para comprar, opina Gabriel Trindade, gerente comercial do Digital Commerce Group. As lojas on-line geralmente caem, o sistema fica lento, o consumidor fica com muitas dúvidas sobre o pedido e as confirmações demoram, pois o volume de compras é intenso. “Como as promoções já começam na noite de quinta e se alongam até segunda, não vá no impulso da sexta”, argumenta.

Uma miniatura de carrinho de compras vermelho sobre um calendário. Imagem para ilustrar a matéria sobre Black Friday

Crédito: Andrey_Popov / Shutterstock

Cuidado com as ofertas muito boas

Gabriel ressalta que nem sempre o preço mais baixo é a melhor oferta. “Muitas lojas derrubam o preço do produto, mas cobram um frete altíssimo para compensar”, explica. Portanto, considere como preço final apenas o valor do produto somado ao frete. Faça a conta e tome cuidado com a oferta mais chamativa da vitrine, porque ela pode pesar mais em seu bolso depois.

Veja se o site é confiável

Hoje em dia, é cada vez mais comum que empresas fantasmas usem sites atraentes para iludir clientes e aplicar golpes. Para evitar esse problema, procure descobrir se essa empresa realmente existe e se possui endereço físico ou telefone para contato caso ocorra algum problema na hora da compra ou no pós-venda.

Fique de olho nos seus direitos

O advogado Gilberto de Jesus Bento Junior orienta o consumidor a ficar atento e evitar ações abusivas por parte das empresas. “Hoje se observa um crescente número de reclamações”, comenta.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) permite, no artigo 49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em até sete dias corridos. “Assim, sempre que você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, seja ela por qualquer motivo (não é necessário justificar), pode pedir o cancelamento sem qualquer custo.”

É importante documentar, ao menos por e-mail, e guardar esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, você terá direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória. “Devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito ou ao menos a reparação e responsabilidade contra os abusos que sofremos”, afirma Gilberto.

Fique atendo aos golpes durante a Black Friday

De acordo com o Líder de Prática em Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados da Daryus Consultoria, Cláudio Dodt, o período da Black Friday se torna altamento propenso aos golpes. Pensando nisso, ele elencou as principais armadilhas, além de fornecer algumas orientações para prevenção.

De acordo com Dodt, "como o comércio antecipa algumas ofertas, os cibercriminosos também planejam o envio de e-mails, SMS e mensagens via WhatsApp contendo links suspeitos para a obtenção de informações pessoais ou financeiras das vítimas. O consumidor deve manter-se vigilante e cético em relação a promoções que pareçam demasiadamente vantajosas".

Confira os principais golpes da Black Friday e veja como se proteger:

Golpe do Pix

Esse golpe geralmente ocorre quando a vítima baixa um aplicativo infectado ou clica em links suspeitos, possibilitando que cibercriminosos acessem o dispositivo para realizar transferências através do Pix. Dodt também alerta que existe um novo golpe no Pix em computadores, onde a vítima clica em anúncios falsos, resultando na infecção da máquina por um vírus.

Este vírus identifica compras online via Pix, copiando e colando o código de pagamento, direcionando o valor ao criminoso. É crucial verificar os dados do destinatário antes de concluir a compra para evitar fraudes.

Phishing

O phishing acontece quando criminosos elaboram mensagens, e-mails, banners ou sites falsos com o intuito de obter informações. Essas páginas frequentemente se assemelham às originais, mas podem conter erros na URL ou na gramática. Em muitos casos, as mensagens ou e-mails são enviados com urgência ou oferecem cupons de desconto. Mesmo se a vítima não finalizar a transação, os cibercriminosos podem capturar dados para realizar golpes.

Golpe do boleto

Acontece quando boletos falsos são criados por golpistas. Porém, eles possuem as mesmas características de um boleto original. Geralmente eles são enviado por e-mail e muitas pessoas só percebem o golpe quando não recebem os produtos. É essencial verificar informações como CNPJ, código de barras e valor especificado no documento.

E como sempre se manter protegido em compras pela internet?

Cláudio Dodt diz que "é sempre válido pesquisar informações sobre novas técnicas e golpes aplicados no ambiente digital. As tecnologias possibilitam o surgimento de novas ameaças, portanto, o conhecimento pode contribuir para prevenir essas situações".

Para se manter seguro tanto na Black Friday quando em outros momentos do ano, siga as dicas abaixo:

Verifique as informações sobre a loja e o site

Antes de comprar, verifique o endereço do site, as informações de contato e, sempre que possível, revise as avaliações de outros clientes. Como os cibercriminosos conseguem usar links similares, é aconselhável assegurar que o domínio do site pertence à loja e seja seguro. Uma sugestão do especialista é criar um cartão virtual para ser usado durante esse período de compras.

Cuidado com links e e-mails suspeitos

Tenha cuidado com links encurtados ou redirecionamentos para páginas desconhecidas. Evite abrir anexos de e-mails de remetentes que não reconheça e não faça pagamentos antecipados. O especialista destaca a importância de pesquisar promoções antes da compra para garantir que as ofertas sejam legítimas.

Mantenha o antivírus atualizado

É de extrema importância manter o antivírus e o sistema operacional atualizados para avaliar a segurança de sites e aplicativos de compras. Isso vale tanto para o computador quanto para celulares e tablets. Além disso, é fundamental realizar backups de arquivos regularmente.

Ative a autenticação em duas etapas

Esse recurso fortalece a segurança, exigindo uma validação extra além da senha. Pode ser ativado por meio de SMS, biometria ou voz. Se o dispositivo for roubado ou acessado por cibercriminosos, o acesso às informações se torna consideravelmente mais desafiador, pois o segundo fator de autenticação será necessário.


Se você tem dúvida de como usar a tecnologia de forma adequada, o Instituto de Longevidade pode te ajudar!

O ViverMais é o programa de benefícios do Instituto de Longevidade que dá suporte tecnológico para seus associados.

Dessa forma, aqueles que possuem alguma dificuldade digital podem contar com ajuda profissional para o uso de celulares, tablets ou computadores.

Torne-se um associado e tenha esse e outros benefícios na palma de suas mãos.


Leia também:

Descontos em Medicamentos: conheça o novo benefício do Instituto de Longevidade

Detox financeiro: 5 trocas que você pode fazer para economizar

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: