As compras de fim de ano podem se tornar um problema para os consumidores desatentos. Pensando nisso, o Procon-RJ lançou a cartilha de orientação para compras de Natal. As dicas têm o propósito de ajudar, em todos os processos de compra, inclusive orienta sobre o que fazer quando há atrasos na entrega. 

De acordo com Evelyn Capucho, diretora de Atendimento do Procon-RJ, de modo geral, a autarquia verifica problemas relacionados com a entrega de produtos em compras online. A entrevista foi divulgada pela Agência Brasil e a direta conta que os problemas acontecem, geralmente, quando a empresa não entrega o produto ou o consumidor não verifica o prazo.

A troca também é uma questão comum de reclamação. Os problemas acontecem quando não há uma clareza na política de troca ou o consumidor não está atento à política da empresa. 

A cartilha de orientação para compras do Procon-RJ também conta com uma parte específica para os cuidados com sites fraudulentos. Neles, o consumidor pode ser atraído por preços baixos e acabar caindo em golpes. Segundo Evelyn, “ele clica naquele link e não é o site da loja verdadeira. É um tipo de fraude. São coisas que a gente tenta alertar. São dicas para os consumidores não caírem em golpes, para que não tenham problemas que não são necessários”.
Uma senhora digitando a senha do cartão de crédito, no interior da loja. Imagem para ilustrar a matéria sobre cartilha de orientação para compras.

Crédito: Dusan Petkovic/shutterstock

Veja o que vai encontrar na cartilha de orientação para compras do Procon

Nota fiscal

A orientação é que o cliente sempre exija a nota fiscal. Para Evelyn, a nota deve ser pedida tanto nas compras em lojas físicas quanto nas virtuais. Isso porque ela é necessária quando existe algum problema com o produto. Ter a documentação guardada é uma forma de se proteger. Evelyn reforça que a nota fiscal é importantíssima.

Ainda, o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho conta que a cartilha abrange desde o ato da compra até a entrega e o que deve ser feito caso ela não aconteça. “Se, ainda assim, o consumidor tiver qualquer problema, ele pode entrar em contato com o Procon através dos canais de atendimento disponíveis no site”, reforçou Coelho.

Garantia

Entender sobre a garantia legal do produto também é importante no momento da compra. Ela existe tanto para produtos duráveis quantos para os não duráveis. No primeiro caso, a garantia vale por até 90 dias e, no caso de não duráveis, por 30 dias.

Evelyn ainda conta que “é comum que os fabricantes, não é lei, deem uma garantia contratual de até um ano”. Ela pode ser chamada de garantia contratual ou garantia do fabricante. “É importante que o consumidor verifique isso, para saber por quanto tempo vai estar assegurado”, completa.

A cartilha de orientação para compras aborda assuntos relacionados à garantia estendida, explicando como funciona e se é vantajoso para o consumidor.

Datas comemorativas

A diretora do Procon acredita que o consumidor esteja mais ciente de seus direitos, porém, dependendo da época do ano, ainda possa ter problemas. As reclamações recebidas acabam funcionando como um termômetro do que está acontecendo no mercado de consumo.

Para Evelyn, datas importantes para o comércio, como os dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças, a Black Friday e o Natal costumam ser mais propensas a apresentar problemas.

“Quanto mais movimentado estiver o comércio, maior a chance de problemas. Por isso, procuramos orientar as pessoas para um consumo consciente. Que tenham consciência dos seus direitos que, muitas vezes, ele não observa, na pressa de fazer aquela compra”, conta a diretora

A cartilha pode ser acessada no site do Procon-RJ.


Saber os seus direitos como consumidor é uma forma de proteger as suas finanças e ter um maior controle de gastos. Faço o teste abaixo e veja se você conhece todos os seus direitos. Leia também:

Valor da ceia de Natal sobe 11% e diferença de preços dos itens pode chegar a 76%

Compra online dá direito ao arrependimento: confira seus direitos

Celular roubado ou furtado: quais os seus direitos como consumidor?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: