Existem pequenas satisfações que são difíceis de compreender. Ir ao shopping após um dia estressante e sair com sacolas de compra. Comprar pela internet após ver um anúncio sedutor. Passar, sem pretensão, em uma loja e sair com coisas novas. É preciso assumir: gastar dinheiro é gostoso!

Comprar e gastar dinheiro é realmente bom. O grande problema é quando a conta chega. A satisfação momentânea pode criar problemas financeiros e se tornar um vício de compras por impulso. Mas, afinal, por que gastar dinheiro é gostoso?

Por que gastar dinheiro é gostoso?

Um levantamento do Gizmodo com psicólogos comportamentais chegou a algumas conclusões sobre porque gastar dinheiro é gostoso. Entre elas estão:

  • Satisfação pessoal;

  • Sensação de poder;

  • Recompensa imediata;

  • Reparo de humor.

De uma forma geral, todos os fatores se relacionam. Por exemplo, uma pessoa que teve um dia ruim tenta reparar o seu humor fazendo uma compra. Tal compra é uma recompensa imediata que traz a sensação de felicidade momentânea.

Outro exemplo é a compra de um carro ou de um item de marca que se deseja. Ao adquirir aquele produto, o indivíduo atinge a satisfação pessoal, além de se sentir poderoso. Afinal, ele é capaz de comprar algo caro, que apenas pessoas com muito dinheiro conseguem.

Além disso, para os psicólogos comportamentais “gastar dinheiro” não está necessariamente associado a comprar algo. A doação e caridade também se enquadram na felicidade e satisfação pessoal de estar fazendo uma boa ação.

O que dizem os especialistas

Camelia Kuhnen é professora de Finanças da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e especialista em neuroeconomia, finanças comportamentais e finanças corporativas. Ela contou ao Gizmodo que:

“Eu diria que não é a parte do ‘gastar dinheiro’ que faz as pessoas se sentirem bem, na maioria dos casos. Pelo contrário, são as coisas que você recebe com esse dinheiro que fazem você se sentir bem.

Se você não pudesse pagar e conseguisse essas coisas de qualquer maneira, isso seria ainda melhor para a maioria das pessoas. Esses itens são recompensas que você queria. Ao conseguir o que você queria, as áreas de recompensa do seu cérebro experimentam um aumento no disparo neuronal e na liberação de dopamina. Consequentemente, você se sente mais animado, mais feliz, por um breve período.

Às vezes, gastar dinheiro é uma atividade prazerosa, mesmo quando você não compra coisas. Por exemplo, você pode doar dinheiro para uma causa beneficente e se sentir muito feliz com isso. Sua recompensa não é um objeto físico, mas o ’brilho quente’ de ajudar alguém.

Uma coisa a ter em mente é que gastar dinheiro para ganhar uma recompensa agora pode obscurecer a compreensão das pessoas sobre o que acontecerá no futuro.”
Uma mulher com expressão de felicidade após abrir uma caixa com compras enviadas pela internet. Imagem para ilustrar a matéria sobre gastar dinheiro é gostoso. Crédito: fizkes/shutterstock

Já Catherine Franssen, professora Associada de Psicologia, Longwood University, diz que:

“Os centros de motivação e recompensa do nosso cérebro estão intimamente conectados. Quando queremos algo, essas regiões cerebrais se tornam fortemente ativadas, secretando dopamina (um neurotransmissor). Causando a sensação de que ‘precisamos disso’.

Para acalmar o sentimento, precisamos buscar satisfação. Esses centros de motivação e recompensa do nosso cérebro estão ligados aos nossos bancos de memória, nos lembrando que a compra de coisas provocará essa satisfação e nos ajudará a nos sentirmos bem.

Portanto, não importa qual o motivo do desejo, nosso cérebro nos lembra que comprar coisas nos fará nos sentirmos melhor. A partir daqui, podemos ver o problema. Nós começamos a gastar dinheiro sempre que algo estressante acontece, uma estratégia que apresenta óbvios riscos financeiros a longo prazo.”

Gastar dinheiro é gostoso, mas compras por impulso apresentam riscos financeiros

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. Os dados foram divulgados pelo Serasa em dezembro de 2021 e mostram que as compras não planejadas podem se tornar um grande problema quando se tornam um hábito.

Esse costume pode ser ainda pior quando existe um fator de reparo de humor, criando a relação sentimento x recompensa. Afinal, gastar dinheiro é gostoso não apenas pela felicidade momentânea que proporciona. Mas por toda a relação de recompensa, poder e satisfação.

Por isso, antes de realizar uma compra, o Serasa indica que algumas perguntas sejam feitas:

  • Qual seu sentimento após a compra? Você sente culpa, arrepende-se ou fica em dúvida se deveria ter efetuado a compra?

  • Sente tristeza e decepção? Ou você fica tranquilo porque sabe que adquiriu algo que realmente precisava, de forma consciente, após pesquisar e sabendo que aquilo não irá atrapalhar seu orçamento?

  • Quando você se depara com uma promoção, como você se sente? Pensa que não pode perder aquela oportunidade e compra imediatamente, sem pensar? Ou avalia se realmente é importante concretizar esta compra naquele momento?

Gastar dinheiro é gostoso, mas é necessário ter planejamento. Compras por impulso ou gastos motivados por recompensa podem comprometer as finanças. Um bom controle financeiro envolve ações exercícios diários.

  • 1. Comece com um planejamento de gastos

Um controle pode começar através do uso de uma planilha, com limites mensais de gastos e itens essenciais. Anotações de entrada e saída de dinheiro são formas de ver para onde ele está indo.

  • 2. Evite compras caso esteja abalado emocionalmente

É preciso procurar outras formas equilíbrio para momentos ruins. As compras de recompensa e reparo de humor, mesmo que tragam uma felicidade instantânea, podem causar diversos problemas financeiros. Busque então outros prazeres. Gastar dinheiro é gostoso, mas não é a única opção para trazer felicidade.

  • 3. Deseja fazer uma compra? Planeje-se!

Tenha calma e pesquise sobre o que deseja. Busque os melhores preços e esteja atento às promoções reais. Em muitos momentos, vale mais a pena esperar pelas melhores ofertas.


Começar pelo básico é uma das melhores opções. Baixe a planilha de Planejamento Financeiro e veja como fazer um melhor balanço de seus gastos.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Direito de arrependimento: 10 coisas que você precisa saber sobre suas compras na internet

Você boicota suas finanças pessoais? Faça agora o teste e descubra

Poupar certo é diferente de guardar dinheiro: saiba como administrar suas finanças

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: