Interessados em fugir das tarifas abusivas do TED e do DOC já podem realizar cadastros em suas agências para utilizar o PIX. Criado pelo Banco Central, o novo serviço é gratuito e possibilita que clientes façam transferências e pagamentos bancários instantaneamente, a qualquer hora do dia ou da noite, nos sete dias da semana. A modalidade só começará a valer no dia 16 de novembro.

Mesmo aqueles que já realizaram um pré-cadastro deverão contatar suas agências a partir desta segunda-feira (5) para confirmar a intenção de utilizar o PIX. Nesta primeira fase, os clientes farão o cadastramento da chamada “Chave PIX”, uma espécie de apelido para identificar e localizar cada conta no sistema. A Chave PIX dará maior agilidade às transações financeiras por vincular as informações básicas do usuário aos seus dados bancários.

"Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) por meio de nota direcionada à imprensa. “Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação".

Por enquanto, 677 instituições entre bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs e financeiras já foram aprovadas para oferecer o serviço aos clientes.

Quem pode usar o PIX?

Qualquer titular de conta corrente, poupança ou carteira digital de uma instituição financeira poderá utilizar o novo serviço. Basta selecionar a opção PIX dentro do aplicativo bancário ou no internet banking.

Para realizar uma transferência, por exemplo, basta digitar a Chave PIX do destinatário, para que todos os dados bancários do beneficiário sejam preenchidos automaticamente.

O Banco Central estipulou quatro tipos de informações que poderão ser usadas como Chave PIX: CPF ou CNPJ; endereço de e-mail; número do telefone celular; ou EVP (sequência alfanumérica contendo 32 dígitos criada pelo cliente para a geração de um QR Code).

Contas de um mesmo cliente na mesma instituição ou em instituições diferentes deverão ter Chaves PIX diferentes.


Pagamentos, transferências, recebimentos... é bom ter tudo isso anotado para não se enrolar no final do mês. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: