A partir desta segunda-feira (3), entram em vigor as novas regras para o pagamento de boleto via Pix. Regulamentada pelo Banco Central, a medida busca modernizar os pagamentos, garantindo mais agilidade e segurança aos usuários.

Agora, as instituições financeiras devem oferecer a opção de pagamento de boleto via Pix por meio de um QR Code específico. Esse formato já era utilizado de forma experimental, mas passa a ter regulamentação oficial. Com isso, há uma padronização no sistema, facilitando o uso da ferramenta em diferentes bancos e fintechs.

De acordo com o Banco Central, a mudança representa um avanço no sistema de pagamentos do país. “Serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”, afirmou a instituição em nota.

Pagamento de boleto via Pix amplia segurança nas transações

A introdução do pagamento de boleto via Pix traz benefícios tanto para empresas quanto para consumidores. Com a leitura do QR Code, o processo se torna mais rápido e reduz riscos de erros manuais. Além disso, os pagamentos são compensados quase instantaneamente, diferente do boleto tradicional, que pode levar dias para ser processado.

Outro ponto importante é a transparência. O sistema permite que o pagador e o recebedor tenham mais controle sobre as transações, evitando fraudes e problemas com inadimplência.

Mãos femininas realizando um pagamento de boleto via Pix. Crédito: Brastock/Shutterstock

Boleto dinâmico traz mais confiabilidade para empresas

Além do pagamento de boleto via Pix, a nova regulamentação do Banco Central cria o boleto dinâmico. Essa modalidade será utilizada especialmente para transações entre empresas, oferecendo mais segurança na liquidação de dívidas atreladas a títulos como a duplicata escritural.

O Banco Central explicou que o boleto dinâmico garante que o pagamento seja feito ao credor legítimo. Dessa forma, mesmo que um título seja negociado, o devedor utilizará o mesmo boleto para quitar a dívida, sem a necessidade de troca de instrumento de pagamento.

A expectativa do setor financeiro é que a medida amplie o uso do Pix no Brasil. Com mais segurança e praticidade, tanto consumidores quanto empresas devem aderir cada vez mais ao novo modelo de pagamentos digitais.


Planejamento é fundamental para garantir a Longevidade Financeira. Por isso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e ter mais controle quando o assunto é tomar crédito. Baixe gratuitamente a Cartilha de Crédito Consciente e veja como ter sucesso financeiro!

Leia também:

Golpes do PIX: fraudes crescem no país; veja como se proteger

PIX errado! E agora, dá para conseguir o dinheiro de volta?

Fraude no boleto bancário: confira dicas para identificar e se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: