Você já ouviu falar em MED, o mecanismo especial de devolução do PIX? A maioria das pessoas não sabe do que se trata, mas é fundamental ter esse tipo de informação tanto para usar em caso de emergência quanto para repassar aos conhecidos. 

O MED é um mecanismo exclusivo do Pix. Ele foi criado pelo Banco Central (BC) para facilitar as devoluções em casos de fraudes, aumentando as possibilidades da vítima reaver os recursos. E por que ele é tão importante? Porque são muitos os golpes que tentam envolver a ferramenta. 

De acordo com Marcia Netto, co-fundadora e CEO da Silverguard, fintech de proteção financeira que protege contra golpes e crimes digitais, o problema não é o PIX, mas os golpistas. “O Brasil tem um dos sistemas bancários mais inovadores do mundo. Antes mesmo da pandemia já usávamos mais Internet Banking do que qualquer outro país, mas a pandemia digitalizou muita gente a fórceps, principalmente os mais velhos. E junto com a maior digitalização, vieram os golpes. Já contabilizamos mais de 100 narrativas diferentes dos golpistas neste caso, por isso é importante saber como se proteger”, explica. 

MED é mecanismo que ajuda quem sofreu golpes com PIX

Foto: Tero Veralainer/Shutterstock

Todo mundo sofre golpes, não só os mais velhos

Segundo Marcia, é importante entender que todo mundo está sujeito a sofrer golpes, não apenas os mais velhos. “Nossas pesquisas indicam isso, até porque os golpes estão cada vez mais bem feitos. É difícil lidar porque os golpistas vão calibrando as histórias. Sabemos que, para os mais velhos, o whatsapp pode ser um lugar mais propício para cair em golpes. Já para os mais jovens eles sequestram o instagram por exemplo. Tudo é muito evoluído e queremos tirar o estigma de que só os mais velhos caem. A questão é que muitas vezes os mais maduros tomam golpes mais caros porque têm mais dinheiro guardado. E às vezes é muito cruel porque os criminosos levam tudo, o dinheiro de uma vida toda em alguns casos”. 

Um dos golpes que mais leva dinheiro das pessoas, segundo Marcia, é o golpe da central telefônica. "É quando ligam do número do banco, mas não é o banco. Imagina alguém  ligar para o  número do seu pai e da sua mãe, com o seu número, e não ser você?”, alerta a especialista. 

Para tentar oferecer informação ás pessoas sobre os muitos golpes existentes, a Silverguard oferece conteúdos detalhados sobre as diversas narrativas usadas. A empresa também montou a melhor ordem, em um protocolo de atendimento, para que alguém que passou por uma situação dessas tenha mais chances de conseguir seu dinheiro de volta. 

Como usar o MED para denunciar um golpe do PIX?

Quem passou por um golpe e fez uma transferência via PIX por conta desse golpe, deve seguir o protocolo explicado pela Silverguard, com base nas orientações do BC, para tentar ter mais chances de reaver o dinheiro. 

Funciona assim:

  • Assim que identificar o golpe do PIX, entre em contato imediatamente com a instituição financeira de onde o PIX saiu, ou seja, com o seu banco do qual saiu o seu dinheiro. 
  • Explique que você foi vítima de um golpe e peça o bloqueio imediato do valor na conta de destino. Explique que você está fazendo isso com base no MED, o mecanismo especial de devolução do PIX.  “É muito importante dizer que você passou por um golpe, pois o MED só pode ser acionado nesses casos. Além disso, considere que muitas vezes os próprios atendentes do banco não sabem o que é o MED e pedem Boletim de Ocorrência para fazê-lo. Isso não é necessário segundo o BC. Inclusive porque um BO poderia atrasar ainda mais a operação e dar tempo para o golpista ir limpando a conta”, afirma Márcia. 
  • Um ponto essencial é anotar data, horário e protocolo de atendimento de abertura do MED na instituição financeira. 
  • Outra coisa que pode ajudar é documentar o golpe. Você pode, por exemplo, tirar uma foto das conversas com o golpista. Inclusive, não bloqueie imediatamente o contato dele, pois ele pode ser útil em eventuais investigações.
  • Depois que tiver pedido o bloqueio via MED, faça o BO. Ele vai ajudar a documentar o golpe de outra forma e ainda pode ser usado para que você denuncie diretamente à instituição de destino de dinheiro o que aconteceu.

E depois do MED?

É importante saber que o caso é analisado em até 7 dias. Se o banco concluir que realmente houve um golpe, o dinheiro pode ser recebido de volta (integral ou parcialmente) em até 96 horas. A questão, segundo Márcia, é que na maioria das vezes o dinheiro não é devolvido porque o golpista já limpou a conta. “Por isso, quanto mais rápido o pedido de bloqueio, maior a chance de retorno. Agora estamos estudando o quanto o tempo de pedido de MED é decisivo para o retorno do dinheiro”, conta. 

Caso seja necessário uma ajuda extra, a Silverguard conta com o SOS Golpe, um serviço gratuito que ajuda na denúncia do golpe sofrido e dá orientação à vítima. “Já atendemos mais de 5 mil pessoas em três meses de operação”, diz Márcia. 


Que tal receber ajuda de profissionais especializados para tirar dúvidas relacionadas à tecnologia e problemas no uso de computadores, celulares ou tablets? O Programa Viver Mais oferece Apoio Tecnológico como um dos benefícios. Basta se associar!


Leia também:

Os 3 golpes do INSS mais comuns e como se proteger 

Golpe do falso emprego: como se proteger 

Vírus de computador: saiba como se proteger 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: