Fraude no boleto bancário. Você já pensou que pode estar correndo esse risco?  Saiba que, cada vez mais, é preciso estar atento para não achar que está realizando um pagamento e, na verdade, estar  contribuindo para engordar a conta de criminosos. E o risco se torna ainda maior em épocas de Black Friday e Natal.

De acordo com um levantamento realizado pela PSafe, o Brasil registra cerca de 930 tentativas de fraudes financeiras por hora. O estudo também apontou que, entre janeiro e maio de 2022, foi registrado um aumento de 50% na quantidade de golpes, quando comparado ao mesmo período em 2021.

Com relação aos boletos, como se trata de uma alternativa de pagamento bastante popular, os riscos de cair em uma fraude também são grandes.

Mulher suspeita de fraude no boleto bancário

Foto: fizkes/Shutterstock

O que você precisa conferir para evitar fraude no boleto bancário

De acordo com o Serasa, existem alguma atitudes que podem ser tomadas para evitar cair em golpes pagando boletos falsos. A primeira delas é checar o código de barras. A instituição explica em seu site que em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem na região superior e inferior exatamente iguais. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco no qual emitiu o boleto. Esse é um primeiro indicador.

Depois, é preciso checar que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso  por e-mail, SMS ou WhatsApp, no lugar de usar canais oficiais, como lojas virtuais. Além disso, observe o valor e fique atento a erros de português. Eles ccostumam ser comuns em boletos falsos. "Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário", explica o Serasa.

Finalmente,  observe que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Pode ser que a empresa use seu nome de Razão Social, que é o nome oficial da empresa, no lugar do nome fantasia. "Se o nome que aparecer no boleto for desconhecido, pesquise no site da empresa ou faça uma busca para se certificar de que se trata da mesma empresa. Caso contrário, não pague o boleto e notifique a empresa imediatamente", explica a instituição.

Quem emite boleto também deve estar atento 

Quem é empreendedor e precisa emitir boletos também pode colaborar para evitar fraude no boleto bancário, o que pode ser bem ruim para a imagem do negócio. De acordo com Tiago Anjos, gerente de produtos do Grupo Skill, há quatro pontos principais a serem considerados.

  1. Fazer uso de um provedor confiável: como os boletos bancários podem ser enviados por diversos meios, é fundamental fazer uso de um sistema confiável, que garanta a segurança durante o compartilhamento do documento.
  2. Criar uma caixa de saída específica no e-mail: para quem faz o envio do boleto por e-mail, é importante criar um acesso restrito nos registros de envios. Isso irá delimitar os acessos e dificultará prováveis tentativas de invasão de dados.
  3. Evitar utilizar termos buscados por hackers: colocar no assunto do e-mail termos comuns facilitam demais o acesso de hackers. É melhor escolher palavras-chave que o cliente possa identificar do que se trata, sem que estejam explícitos seus dados.
  4. Utilize senhas para abertura do documento: é comum vermos arquivos que, para serem abertos, pedem os primeiros dígitos de um documento pessoal. Essa medida serve como mais uma forma de verificar se o boleto não está fraudado, garantindo a segurança do usuário.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Golpe do contato quente da Serasa: fique atento para não cair! 

Novo golpe do INSS menciona falsa secretaria de finanças 

Golpe do namoro virtual: veja como se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: