Um levantamento recente da Serasa revela que pelo menos 20 milhões de consumidores inadimplentes no Brasil desconhecem dívidas em atraso em seus nomes. Esse número impressionante representa quase 30% dos 72 milhões de brasileiros que estão com dívidas pendentes.
Segundo a Serasa, esses consumidores fazem parte de um grupo maior de 51 milhões de pessoas que nunca consultaram se há pendências registradas em seus CPFs. Como resultado, muitos não sabem que possuem contas atrasadas. Algumas, inclusive, já negativadas pelos credores, e que podem ser renegociadas.
Importância da consulta regular ao CPF
Aline Macial, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, em entrevista ao Extra, destaca a importância de consultar o CPF regularmente. "Consultar o CPF ajuda o consumidor a ter uma visão clara da sua saúde financeira e evitar surpresas indesejadas", afirma Aline.
Ela reforça que estar consciente dos compromissos financeiros é fundamental para manter uma jornada financeira saudável. Conhecer o histórico de crédito e as dívidas existentes permite estabelecer um planejamento eficaz para regularizar as contas em aberto.
Crédito: fizkes/Shutterstock
Como descobrir se você é um consumidores inadimplentes
Uma das maneiras de descobrir se é um dos consumidores inadimplentes é consultando o CPF. Para verificar dívidas, siga estes passos:
-
Baixe o app da Serasa: faça o download no celular, digite o CPF e preencha o cadastro. Acesse a plataforma para visualizar suas informações financeiras.
-
Escolha a oferta: selecione “Ver ofertas” para verificar condições de pagamento com desconto. Clique em uma das dívidas para ver opções de renegociação.
-
Revise e finalize o acordo: escolha a opção desejada e a forma de pagamento. Confirme as informações e conclua o acordo.
-
Faça o pagamento: realize o pagamento conforme definido. Para Pix, copie a chave e cole no app do banco.
Manter o controle das finanças e renegociar dívidas são passos essenciais para sair da inadimplência. A consulta regular ao CPF pode evitar surpresas e ajudar a planejar um futuro financeiro mais saudável.
Queda na inadimplência no país
Após dois meses de alta, o Brasil encerrou maio com 72,5 milhões de inadimplentes, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. Isso representa uma redução de 1,20% em relação a abril, com 884 mil nomes a menos no cadastro de negativação.
O volume de dívidas também diminuiu. Nos últimos 30 dias, o país registrou uma queda de 1,3 milhão de débitos. No total, são 273 milhões de dívidas, somando mais de R$ 394 bilhões.
Bancos e cartões representam 29,07% das dívidas, seguidos pelas contas básicas de água, luz e gás natural, com 22,13%. Ambos os setores apresentaram queda nas dívidas, enquanto o segmento de serviços cresceu, representando 11,86% das dívidas.
Impacto da restituição do Imposto de Renda
A injeção de dinheiro no mercado, com o início do calendário de restituição do Imposto de Renda, é um dos fatores que contribuíram para a queda na inadimplência. Segundo pesquisa da Serasa, muitos consumidores utilizaram a restituição para quitar dívidas, refletindo um cenário econômico mais positivo.
Planejamento é fundamental para garantir a Longevidade Financeira. Por isso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e ter mais controle quando o assunto é tomar crédito. Baixe gratuitamente a Cartilha de Crédito Consciente e veja como ter sucesso financeiro!
Leia também:
Dicas para economizar dinheiro que realmente funcionam
Portabilidade da dívida do cartão de crédito entra em vigor; entenda
Sair das dívidas até o fim do ano é possível? Confira dicas de ouro