O golpe do WhatsApp está mais perigoso para os usuários do aplicativo. É que os criminosos desenvolveram novas técnicas que permitem burlar a autenticação de dois fatores, uma das principais ferramentas de proteção para o usuário. Entenda a seguir como ocorre o crime e o que mudou.

Saiba como funciona o golpe do WhatsApp

Nessa modalidade de golpe, o criminoso usa da manipulação para acessar sua conta de WhatsApp e, com o acesso, solicitar dinheiro dos seus contatos.

Para ter acesso à sua conta, o golpista faz uma ligação e se apresenta como uma pessoa que irá te oferecer um benefício (um ingresso para show ou partida de futebol, por exemplo) ou representante de um órgão oficial, por exemplo o Ministério da Saúde ou o IBGE.

Normalmente, os criminosos se usam de temas que estão em voga, como a pandemia da Covid-19. Nesse caso, podem simular uma pesquisa sobre a doença.

Ao final da suposta pesquisa, o golpista afirma que será enviado para o seu número um código de SMS. Ele alega que você precisa informar o número do código para validar a pesquisa.

Porém, é uma mentira: na verdade, o código é enviado para o seu número pelo próprio WhatsApp como uma forma de fazer login no aplicativo. Portanto, com o código em mãos, qualquer pessoa pode ter acesso à sua conta.

Saiba como se proteger do golpe do WhatsApp

Novidade no golpe do WhatsApp tenta burlar autenticação de dois fatores

Se você tiver a autenticação de dois fatores instalada, o golpista vai precisar cumprir mais uma etapa do golpe. Nesta, depois de finalizar a ligação, o criminoso volta a entrar em contato com a vítima. Ele alega ser do suporte técnico do aplicativo.

Esse suposto técnico afirma que identificou uma atividade incomum na conta. Por isso, você precisaria validar o acesso ou redefinir suas predefinições de segurança por meio de um e-mail enviado pelo WhatsApp.

O e-mail é, de fato, do aplicativo. A mensagem chega com o título “Two-Step Verification Reset” ou “Redefinição da Verificação em Duas Etapas”. Quando o usuário clica no link da mensagem, acaba desativando a proteção que bloqueava o acesso do golpista.

Com isso, ele irá concluir o golpe do WhatsApp abordando seus contatos como se fosse você e solicitando depósitos ou transferências do tipo PIX.

Criminosos tentam burlar autenticação de dois fatores para aplicar golpe do WhatsApp

Como se proteger do golpe do WhatsApp

O primeiro passo para não cair nesse tipo de golpe é manter-se alerta. Sabendo do mecanismo de ação dos criminosos, você poderá buscar sinais de que aquele contato é uma armadilha. 

Portanto, se houver promessas fáceis de algum ganho, pode desconfiar. Se te solicitarem que informe seus dados ou algum código, também é motivo para desconfiança.

Ativar a autenticação de dois fatores segue sendo uma ferramenta importante para sua segurança. Ainda que os criminosos tenham desenvolvido uma estratégia para burlar essa etapa, é mais uma ação que pode te fazer ganhar tempo e acionar o alerta caso tentem aplicar essa etapa do golpe em você.

O mecanismo é disponibilizado dentro das configurações do próprio aplicativo. Com a verificação em duas etapas, você irá registrar um código próprio. Esse número será solicitado quando a sua conta for acessada em outro telefone ou de forma esporádica, para garantir que o dono da conta é quem utiliza aquele número no momento.

Importante: para não correr o risco de perder a sua conta, é essencial anotar o número PIN escolhido durante a ativação da autenticação de dois fatores e não compartilhá-lo com ninguém.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Veja também:


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: