Há quem diga que o ano apenas começa depois do carnaval. Então, para quem acredita nisso, é o momento de começar a organizar a vida e, principalmente, as finanças. De acordo com uma pesquisa realizada pela 7waves, startup que oferece um aplicativo para planejamento e a conquista de objetivos, guardar dinheiro é a principal meta dos brasileiros para 2022.
Mas esse não é o único plano. Usando a base de dados da plataforma, a startup identificou sete objetivos principais para 2022. De acordo com a 7waves, a análise foi feita com representatividade proporcional em todos os Estados brasileiros, segundo o último Censo do IBGE, de 2010. Além disso, foram considerados usuários da População Economicamente Ativa, de 15 a 65 anos de idade.
Analisando 16.119 usuários ativos no app, 30.604 objetivos identificados entre 01 de janeiro de 2020 a 30 de novembro de 2021. Foi usado como base os planos com expectativa de conclusão em 2022.
Crédito: Dragana Gordic/shutterstock
Além de guardar dinheiro, quais os objetivos dos brasileiros?
A lista dos objetivos respeita a seguinte ordem:
1º. Guardar dinheiro
Representando 50,75%, o objetivo se mescla com outros. Como, por exemplo, quitar dívidas (23,02%), reduzir despesas (16,19%), guardar dinheiro na poupança (9,92%) e fazer previdência (4,45%).
Podemos dizer, então, que o primeiro e maior objetivo dos brasileiros para 2022 é conquistar a Longevidade Financeira. Ela se relaciona a ganhar mais, gastar bem, poupar certo, investir melhor e proteger o capital. Basicamente fazer as melhores escolhas financeiras possíveis.
2º. Buscar novos conhecimentos
Representando 35,85% dos usuários, a meta inclui aprender inglês (14,35%), começar a graduação (9,71%), realizar uma pós-graduação (2,41%), fazer intercâmbio em um país de língua inglesa (2,23%) e tirar a carteira de habilitação (1,74%).
A educação continuada é um passo extremamente positivo, podendo refletir em qualidade de vida. A boa notícia é que os membros do Instituto de Longevidade MAG contam com acesso a diversos cursos para profissionalização. Desde inglês até empreendedorismo, os cursos são gratuitos e podem ser realizados em qualquer lugar. Inscreva-se e saiba mais.
3º. Cuidar da saúde
Representando 30,90%, objetivo inclui praticar atividades físicas (12,22%), emagrecer (6,04%), ter uma alimentação saudável (5,91%) e cuidar da saúde mental (3,64%).
De acordo com Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves, “se preocupar com a saúde passou a ser prioridade na vida das pessoas depois do surgimento da pandemia. Por isso esse é um assunto que vai estar em evidência no próximo ano”.
4º. Evoluir na carreira
Representando 26,70%, faz parte da meta ser promovido (10,58%), conseguir um emprego (8,13%) e prestar concurso público (2,18%). Ou seja, a busca de novas oportunidade na carreira profissional.
Para isso, é necessário dedicação e estudo. Independentemente da idade, nunca é tarde demais para começar uma nova carreira, iniciar um estudo ou buscar evoluir no seu próprio emprego. Veja como estar pronto para uma entrevista de emprego e saiba como se preparar para o futuro profissional.
5º. Adquirir bens
Com o total de 20,80%, o objetivo inclui ter a casa própria (9,59%), comprar um carro (7,42%), adquirir um celular (1,94%) e comprar um moto (1,84%). E, para manter metas relacionas à compras, é preciso ter equilíbrio financeiro e foco.
Para isso, veja dicas de como cumprir suas metas financeiras através de planejamento.
6º. Viajar
A meta representa 6,99% dos usuários e, segundo o CEO da 7waves, demonstra que as pessoas desejam explorar o mundo, depois de tanto tempo de isolamento. Associando ao primeiro item da lista (guardar dinheiro), é possível que viajar esteja fora dos planos de muitos.
Felizmente é possível ter um controle financeiro com o planejamento para ambas as metas. Afinal, criar boas e novas experiências também fazem parte da construção da longevidade. Por isso, veja o que os especialistas falam sobre como viajar gastando pouco.
7º. Abrir o próprio negócio
E por último, mas não menos importante, o empreendedorismo representa 5,81% dos usuários. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no ano passado, mostrou que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos.
Essa é uma realidade presente na vida de diversas pessoas. Sendo um cenário de liberdade, independência e realização de um sonho. Veja então o que dizem os especialistas sobre como abrir o seu próprio negócio gastando pouco. Afinal, guardar dinheiro ainda é a maior meta.
Crédito: Krakenimages.com/shutterstock
5 aplicativos gratuitos para apoiar o planejamento e conquista de metas
E já plano para 2022 é guardar dinheiro e ter um bom planejamento financeiro, confira abaixo uma lista de aplicativos que irão ajudar na sua organização. Para conquistar as metas, é preciso planejamento e dedicação.
Guiabolso
Ao se cadastrar e colocar as informações, o aplicativo acessa o saldo e o extrato do usuário. Possibilitando, assim, um total controle dos gastos. Por baixar e preencher todas as informações automaticamente, muitos podem enxergar esse processo como algo prático e vantajoso. Outros podem ficar desconfortáveis com o acesso do app. O que vale, então, é entender as suas necessidades.
O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Organizze
No Organizze é possível gerenciar mais de uma conta ou cartões de crédito. Nele, você pode ver uma lista de gastos essenciais, como luz, água, aluguel. Diferente do Guiabolso, é preciso preencher manualmente cada gasto do mês.
O ponto positivo do app é que não precisa de internet para funcionar. Ele está disponível para Android e iOS.
Fortuno
O aplicativo fornece opções como extrato mensal e aba de investimentos, sem precisar conciliar com a sua conta-corrente. Ou seja, ideal para quem tem mais de uma conta e não deseja misturá-las.
Com dados armazenados na nuvem, caso haja algum imprevisto, nenhuma informação será perdida. Ele também funciona com preenchimento de receita manualmente.
Fortuno é apenas disponível para Android.
Mobills
Tendo também uma versão paga, apenas um cartão de crédito pode ser inserido na versão gratuita. O diferencial desse app é uma análise inteligente, que o próprio aplicativo apelida de "chama a sua atenção". Ele é ativado quando a sua despesa está muito alta. Além disso, ele dá dicas de como economizar.
Ele está disponível para Android e iOS.
Money Lover
O app também se conecta ao aplicativo do banco e conta com categorias para gerenciar os gastos. Ele se divide entre categorias principais, as que se pagam primeiro (luz, água, condomínio), e secundárias. Além disso, é possível criar sua própria categoria, como de algum investimento que esteja planejando para o futuro.
Outra funcionalidade do aplicativo é fornecer um relatório no fim do mês sobre os seus gastos. Ele está disponível para Android e iOS.
Há quem prefira as novas tecnologias para ter um controle financeiro e guardar dinheiro. Mas, se você prefere algo mais prático, baixe a planilha de controle de gastos e veja como é possível se programar. Com isso, garanta a sua Longevidade Financeira.
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia também:
Como ganhar mais dinheiro e alcançar a Longevidade Financeira
Dicas financeiras importantes para cumprir suas metas de ano novo
O que fazer para proteger o bolso do cenário econômico de 2022