O número de brasileiros com contas atrasadas chegou a 66,6 milhões no Brasil no mês de maio. Na comparação com maio de 2021, há 4 milhões a mais de pessoas com o nome sujo. Os dados são da Serasa Experian.

De acordo com a instituição, as dívidas dos brasileiros somam R$ 278,3 bilhões. Isso quer dizer que, em média, cada dívida é de R$ 4.179,50. O número de brasileiros com contas atrasadas é o maior desde 2016, quando começou o levantamento.

Segundo a Serasa, o maior responsável pelas dívidas é o segmento de bancos e cartões. Ele responde por 28,2% do total. Em seguida estão as contas básicas, como luz, gás e água, com 22,7%. Depois estão as financeiras e setores de varejo, respondendo por 12,5% cada.

Dentre os brasileiros com contas atrasadas, o maior número está em São Paulo, com 15,6 milhões de inadimplentes. Depois vem o Rio de Janeiro, com 6,7 milhões. Em terceiro lugar está Minas Gerais, com 6,3 milhões.

um dos brasileiros com contas atrasadas

Crédito: wutzkohphoto/shutterstock

Como quem tem contas atrasadas pode sair do endividamento?

O número de brasileiros que não conseguem pagar as dívidas está alto. Mas como sair do endividamento em um momento como o atual? De acordo com Charys Oliveira, gerente de saúde financeira na Ahfin, os grandes desafios são o planejamento financeiro e a mudança de hábitos de consumo. “E um bom planejamento financeiro exige, pelo menos, uma noção dos efeitos que fatores como inflação, aumento do dólar, aumento da taxa de juros têm sobre a renda.”, diz em artigo.

“Está aí um outro desafio: ter consciência da diminuição do poder de compra. Para manter o consumo, muitos recorrem ao crédito; porém, com a taxa de juros mais alta, o consumidor pagará um preço muito maior pelo produto adquirido, o que também contribui para a corrosão de seus ganhos. O melhor a se fazer é planejar as finanças e ser comedido nas compras, evitando supérfluos.”, explica.

Segundo Charys, a primeira coisa a ser feita é colocar em um papel ou em uma planilha de cálculo todas as dívidas existentes. Depois, é preciso organizar por valor total de cada uma e também por custo efetivo total (CET), que é formado por todas as taxas, mais os juros, embutidos no empréstimo. “Em certas situações, se livrar de uma dívida com CET elevado, mesmo que não seja a maior da lista, é o melhor.”

Tomar consciência e conseguir renda extra em alguns casos

Com a lista, a pessoa deve analisar que a levaram à dívida,  “Tomar consciência dos motivos que levam ao endividamento é fundamental para não repetir o erro. Depois, o melhor é negociar com os credores.”

Finalmente, é preciso lembrar que muitos brasileiros com contas atrasadas se tornaram inadimplentes pela falta de renda. Se mesmo cortando supérfluos e fazendo um planejamento você observar que não dá para pagar as contas, é hora de pensar em estratégias para conseguir renda extra. Vale oferecer o que você sabe fazer bem para conhecidos e em redes, desde um bolo até serviços de marido de aluguel ou cuidar de pets. 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia mais:

Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso 

5 trabalhos para você ter uma renda extra em 2022 

13 boas ideias para ganhar dinheiro rápido se estiver precisando 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: