A inflação oficial de 2022, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 5,79%. Já a inflação percebida pelos brasileiros pode ter sido diferente. De acordo com André Massaro, coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira – GEAF, do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, a percepção sobre o aumento dos preços varia.

“A percepção da inflação é diferente na realidade de cada pessoa. Ou seja, os gastos comuns com alguns itens se distribuem de forma muito diferente. Ela varia de acordo com a faixa de renda", explica. Ele afirma que uma pessoa de alto poder aquisitivo, por exemplo, pode comprometer relativamente pouco o orçamento com alimentação, que é uma despesa básica. 

"Já alguém que ganha pouco vai ter uma despesa de alimentação gigantesca, talvez a maior categoria de despesa, porque a alimentação é item básico para a sua sobrevivência. Logo, essa pessoa vai priorizar isso e depois os demais gastos”, esclarece Massaro. 

Inflação oficial ultrassou meta

Foto: Sonchitkaeo/Shutterstock

Inflação oficial ultrapassou a meta

Pelo quarto ano seguido, o País fechou o ano com a inflação oficial acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta era de 3,5% e teto de 5%. 

Os produtos e serviços que mais pesaram no bolso no último ano foram alimentos e bebidas, com alta de preços de 11,64% no ano. Já os gastos com saúde e cuidados pessoais ficaram 11,43% mais caros.

De acordo com Massaro, algumas varições de preços foram positivas em 2022. O administrador diz que, nos últimos meses de 2022, o combustível foi um exemplo, pois o preço caiu em vez de subir, ou seja, houve deflação.

“Os combustíveis ajudaram, inclusive, a frear a evolução do IPCA por conta da desoneração de tributos federais sobre eles. Então houve um componente, até um pouco artificial, que fez com que a inflação de 2022 fosse menor do que a de 2021, mas ainda é uma inflação alta. E não é nem culpa do Brasil, é um processo que está acontecendo no mundo todo”, explicou. 

Perspectivas para a inflação oficial em 2023

De acordo com coordenador do GEAF, em 2023 a oficial oficial deve continuar seguindo o cenário da inflação global. Porém, também existe um receio de recessão global para o ano.

“Caso a recessão global aconteça, ela pode levar ao fim esse processo inflacionário. Isso porque inflação e recessão são duas coisas que não combinam. Porém, quando isso acontece, ocorre um fenômeno econômico muito raro chamado estagflação. Trata-se de recessão mais a inflação, algo muito incomum. Se tivermos de fato uma recessão global a partir deste ano, a tendência é que mundialmente a inflação comece a enfraquecer”, avalia. 


Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro



Leia também:

Aumento do aluguel residencial é de 16,55% em 2022

Confira dicas para lidar com a inflação alta 

Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: