O aumento do aluguel residencial no Brasil é o maior em 11 anos, ou seja, desde 2011. O percentual de alta em 2022 foi de 16,55%. O valor é quase três vezes maior que o valor da inflação no mesmo ano (5,79%, conforme o IPCA), de acordo com o índice FipeZap+.

Os dados foram colhidos pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Eles incluem os preços de apartamentos residenciais em 25 cidades do País. Foram considerados os preços de anúncios postados na internet. Houve aumento do valor do aluguel em todos os municípios pesquisados.

Aumento do aluguel residencial pode requerer negociação

Foto: Fizkes/Shutterstock

Aumento do aluguel residencial tem explicações

De acordo com os especialistas, o aumento do aluguel residencial no Brasil é explicado por algumas razões. As principais são o aquecimento do mercado de trabalho após a pandemia de covid-19 e o repasse da inflação em geral para o aluguel de imóveis.

As maiores altas ocorreram nas cidades de Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), entre outras. Essa cidades vêm vivendo uma fase de valorização imobiliária.

Em média, em dezembro do ano passado, o preço médio da locação de apartamentos residenciais foi de R$ 36,65 por metro quadrado.

Confira as capitais onde houve maior aumento do aluguel residencial em 2022

Goiânia (GO): 32,93% 

Florianópolis (SC): 30,56% 

Curitiba (PR): 24,47% 

Fortaleza (CE): 21,33% 

Belo Horizonte (MG): 20,01% 

Rio de Janeiro: 17,93% 

Recife (PE): 17,07% 

Salvador (BA): 16,56%

São Paulo: 14,63% 

Porto Alegre (RS): 11,14%.

Vale a pena negociar em caso de aumento expressivo

É sempre importante lembrar que os reajustes de aluguel normalmente são anuais. Caso haja aumento além do esperado, especialmente se não houve combinação em contrato, é preciso conversar com o proprietário.

Você pode propor alternativas, como um aumento menor. Quem é bom pagador pode argumentar que pode ser mais vantajoso manter o imóvel alugado por alguém idôneo do que ter que buscar um novo morador. Até isso acontecer, o proprietário precisa arcar com o valor do condomínio, por exemplo.

Se não houver negociação, considere buscar outras alternativas. Às vezes pode sair mais barato alugar um novo imóvel do que permanecer no mesmo apenas por comodidade.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Confira os cuidados necessários para alugar um imóvel 

Veja como evistar gastos desnecessários em casa

Serviços gratuitos: conheça 4 formas de economizar 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: